Todos os gols de Neymar pelo Brasil em 2022 foram de pênalti
Melhor jogador do Brasil, Neymar marcou uma vez nesta Copa do Mundo, contra a Coreia do Sul. O camisa 10 estará em campo contra a Croácia
atualizado
Compartilhar notícia
Neymar é o principal jogador da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar e uma das esperanças do hexa. Nos últimos sete jogos, o camisa 10 balançou as redes em seis oportunidades. Entretanto, todas elas foram da marca do pênalti. Quando o assunto é o ciclo para a competição de 2022, entendido desde a eliminação do Brasil para a Bélgica na Rússia, em 2018, o craque balançou as redes em 19 oportunidades, sendo 13 delas foram em cobranças da marca da cal.
Se, por um lado, Neymar só marcou de pênalti, por outro, o craque só passou em branco em duas oportunidades: contra a Sérvia, na estreia da Seleção nesta Copa do Mundo, e em um amistoso contra Gana, que terminou em 3 x 0. O camisa 10 compensou um dos jogos no confronto frente a Coreia do Sul, com duas cobranças nas penalidades máximas.
Durante todo o ciclo para a Copa do Mundo 2022, a contar da eliminação da Seleção para a Bélgica, na Rússia 2018, Neymar anotou 19 gols. De lá para cá, o Brasil disputou amistosos, eliminatórias para o Catar e Copa América. Desses, 13 foram da marca do pênalti ou 68,4% do total de bolas na rede.
O último gol de Neymar com bola rolando foi na goleada por 4 x 1 sobre o Uruguai, no dia 14 de outubro. Além de marcar com o pé direito, o atleta deu duas assistências e foi um dos melhores em campo. O camisa 10 é o vice-artilheiro deste período e só marcou menos gols do que Richarlison, que foi às redes em 20 oportunidades.
Neymar pode empatar e ultrapassar marca de Pelé
Até os dias atuais, ninguém conseguiu superar a majestade que Pelé representa para o futebol brasileiro e mundial. O atacante Neymar, entretanto, pode chegar um pouquinho mais perto dessa grandiosidade nesta sexta-feira (9/12), durante o jogo contra a Croácia, pelas quartas de final da Copa do Mundo do Catar.
Autor do primeiro gol na partida das oitavas, contra a Coreia do Sul, o atacante brasileiro chegou a 76 gols feitos com a Amarelinha, ficando com apenas um a menos que Pelé, que tem 77, de acordo com a Fifa. O Rei do Futebol alcançou a marca em 92 jogos, enquanto Ney precisou de 123 duelos para conseguir balançar as redes essa quantidade de vezes.
Do total de marcações, 20 conversões foram de cobranças de pênalti e mais da metade dos gols aconteceram em amistosos. Foram 46 gols em 69 amistosos, de acordo com as estatísticas. Pelé, por outro lado, também atuou em 65 amistosos, quando marcou 51 gols.
Confira os maiores artilheiros da Seleção Brasileira:
1 – Pelé: 77 gols em 92 jogos (média de 0,83 gols por partida)
2 – Neymar: 76 gols em 123 jogos (média de 0,61 gols por partida)
3 – Ronaldo: 62 gols em 99 jogos (média de 0,63 gols por partida)
4 – Romário: 55 gols em 70 jogos (média de 0,78 gols por partida)
5 – Zico: 48 gols em 71 jogos (média de 0,67 gols por partida)
Brasil na Copa do Mundo do Catar
Após golear a Coreia do Sul por 4 x 1, a Seleção Brasileira se prepara para enfrentar a Croácia, pelas quartas de final, nesta sexta-feira (9/12), às 12h. Para o embate, Tite terá dois desfalques certos: Gabriel Jesus e Alex Telles, que machucaram o joelho e já deixaram o Catar.
Outro que também deve ficar de fora da partida é Alex Sandro, que se recupera de uma lesão no quadril. Apesar de já ter ido a campo, o lateral-esquerdo ainda será avaliado pelo departamento médico e pode surgir como uma surpresa entre os inscritos da Seleção Brasileira.
Caso não tenha o lateral titular, Tite deve manter o mesmo time que goleou a Coreia do Sul nas oitavas de final: Alisson; Éder Militão, Thiago Silva, Marquinhos e Danilo; Casemiro, Lucas Paquetá e Neymar; Vini Jr, Richarlison e Raphinha. Caso Alex Sandro possa ir para a partida, o comandante terá, à disposição, o mesmo time que estreou na Copa do Mundo do Catar.