metropoles.com

Títulos e vexames: o histórico dos brasileiros no Mundial de Clubes da Fifa

Campeão da Libertadores 2020, o Alviverde enfrentará, a partir de domingo, a dura missão que outros oito clubes do Brasil tiveram desde 2000

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Matthew Ashton – AMA/Getty Images
Liverpool FC v CR Flamengo – FIFA Club World Cup Qatar 2019
1 de 1 Liverpool FC v CR Flamengo – FIFA Club World Cup Qatar 2019 - Foto: Matthew Ashton – AMA/Getty Images

O Palmeiras inicia sua caminhada no Mundial de Clubes da Fifa no próximo domingo (7/2). Campeão da Libertadores 2020, o Alviverde enfrentará a dura missão que outros oito clubes brasileiros tiveram desde 2000, quando a entidade máxima do futebol passou a organizar a competição.

A história dos times tupiniquins ao longo desses anos foi escrita com títulos, surpresas, vexames ou frustrações. Na prateleira dos campeões estão Corinthians, São Paulo e Internacional. No rol dos que ficaram no quase aparecem Vasco, Santos, Grêmio e Flamengo. Já na página dos que fracassaram na missão internacional estão Atlético-MG e Internacional, que nem sequer chegaram à decisão.

Agora, será a vez de o Palmeiras, comandado pelo português Abel Ferreira, definir em que casinha irá se encaixar.

Veja como foi a participação dos clubes brasileiros em Mundiais:

Corinthians e Vasco (2000 )
O primeiro Mundial de Clubes organizado pela Fifa teve como sede o Brasil. Cada confederação continental teve direito a indicar um representante, sendo que o país-sede teve direito a um time extra. Desta forma, os oito participantes foram: Corinthians, Real Madrid, Vasco, Manchester United, Al-Nassr, Raja Casablanca, Necaxa e South Melbourne. Os times brasileiros fizeram a final da competição, no Maracanã, com vitória nos pênaltis do Corinthians, o primeiro campeão do Mundial de Clubes da Fifa.

São Paulo (2005)
Após um hiato de quatro anos sem organizar a competição, a Fifa voltou a realizar o Mundial de Clubes em 2005. Campeão da Libertadores daquele ano, o São Paulo foi o representante do Brasil. Após passar pelo Al-Ittihad na semifinal, o Tricolor fez bonito ao bater o favorito Liverpool, por 1 x 0, com gol de Mineiro.

Internacional (2006)
Assim como havia feito o São Paulo em 2005, o Internacional chegou ao Mundial como campeão da Copa Libertadores. O time brasileiro passou pelo Al-Ahly na semifinal e chegou à decisão diante do Barcelona, que tinha Ronaldinho Gaúcho, Deco, Xavi e outras estrelas. Brilhou, no entanto, um iluminado Adriano Gabiru, que marcou um gol aos 82 minutos e deu o título ao Inter.

Internacional (2010)
O primeiro grande vexame de um time brasileiro no Mundial organizado pela Fifa foi com o Internacional. Campeão da Libertadores em 2010, o time vivia a expectativa de conquistar o bicampeonato e já mirava um confronto contra a Inter de Milão na final. O problema é que caiu na semifinal para o desconhecido time africano, Mazembe, ao ser derrotado por 2 x 0. Na época, a comemoração do goleiro Muteba Kidiaba, quicando no chão, virou piada mundial. Na disputa pelo terceiro lugar, o Colorado levou a melhor sobre o Seongnam.

Santos (2011)
O Santos campeão da Libertadores 2011 com Neymar, PH Ganso e cia. encantou e vivia a expectativa de fazer frente a um Barcelona com Messi no auge e treinado por Pep Guardiola. O Peixe até passou bem pela semifinal, ao bater o Kashiwa Reysol por 3 x 1, mas a decisão foi um choque de realidade. Sem ver a cor da bola, saiu derrotado por 4 x 0.

Corinthians (2012)
Primeiro campeão do Mundial de Clubes organizado pela Fifa, o Corinthians retornou à competição 12 anos depois. Campeão da Libertadores com Tite, o time paulista bateu o Al-Ahly por 1 x 0 na semifinal. Na decisão, diante do Chelsea de Rafael Benítez, levou a melhor com gol de Guerrero e foi bicampeão.

Atlético-MG (2013)
Campeão da Libertadores pela primeira vez na história, o Atlético-MG treinado por Cuca e com Ronaldinho Gaúcho como grande estrela chegou ao Mundial sob grande expectativa. O que eles não esperavam era um baque logo no primeiro jogo. Na semifinal, foi surpreendido pelo Raja Casablanca, time classificado por ser do país-sede, e perdeu por 3 x 1. O vexame só não foi maior porque venceu a disputa do terceiro lugar diante do Guangzhou Evergrande, por 3 x 2.

Grêmio (2017)
Campeão da Libertadores em cima do Lanús, da Argentina, o Grêmio voltou a representar um time brasileiro Mundial após três anos de ausência. Na semifinal, bateu o Pachuca por 1 x 0, na prorrogação. A decisão diante do poderoso Real Madrid de Cristiano Ronaldo foi bastante truncada, com o time merengue vencendo por 1 x 0.

Flamengo (2019)
Em êxtase após conquistar a Copa Libertadores depois de 38 anos, o Flamengo representou o Brasil no Mundial de Clubes de 2019. Comandado pelo técnico português Jorge Jesus, o time carioca se comportou bem na semifinal, ao derrotar o Al-Sadd por 3 x 1. Na final, segurou o favorito Liverpool até a prorrogação, mas foi derrotado por 1 x 0, com gol do brasileiro Roberto Firmino.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?