metropoles.com

Time hexacampeão da França declara falência após rebaixamento

O Bordeaux declarou falência após ser rebaixado para a Terceira Divisão da França por conta de grave crise financeira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Andrea Vilchez/ISI/Getty Images
Bordeuax declara falência após rebaixamento para a terceira divisão
1 de 1 Bordeuax declara falência após rebaixamento para a terceira divisão - Foto: Andrea Vilchez/ISI/Getty Images

O Bordeaux, time hexacampeão francês, decretou falência após ser rebaixado para a Terceira Divisão do país. Com isso, os jogadores terão os contratos rescindidos e ficam livres no mercado para assinar com outra equipe sem passar por qualquer tipo de negociação.

A queda para a Terceira Divisão da França ocorreu na última temporada, como punição, após a Liga Francesa (LFP) analisar e reprovar as contas do Bordeaux. O clube até entrou com recurso, porém desistiu devido à falta de acordo com a Fenway Sports Grup, que tinha interesse em comprar a equipe Girondina.

“Embora as discussões tenham sido retomadas nos últimos dias, os representantes do FSG indicaram ontem, segunda-feira, 22 de julho, ao Bordeaux e ao seu acionista o seu desejo de não prosseguir, apesar das garantias fornecidas por várias partes interessadas. O Bordeaux aceita a sanção de despromoção administrativa ao Campeonato Nacional (nome da terceirona na França)”, comunicou o clube.

O orçamento para o Bordeaux retornar para a Segunda Divisão era de cerca de 40 milhões de euros (R$ 240 milhões). Para se recuperar do momento delicado de crise financeira, os Girondinos precisam apresentar um relatório Direção Nacional de Controle e Gestão, instituição que faz o monitoramento das contas dos clubes da França, um orçamento para a temporada.

Tendo em vista a crise financeira, o Bordeaux decidiu abandonar o estatuto de clube profissional após decretar falência. Além de rescindir os contratos dos jogadores, o clube também vai perder o Centro de Treinamento.

Os Girondinos são hexacampeões franceses (1949–50, 1983–84, 1984–85, 1986–87, 1998–99 e 2008–09), quatro Copas da França (1940–41, 1985–86, 1986–87 e 2012–13) e três Supercopas (1986, 2008 e 2009). Além das conquistas, o clube francês já foi casa de jogadores brasileiros como o atacante Malcom, lateral-direito Mariano e o zagueiro Pablo.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?