metropoles.com

Teste de memória: lembre como era o Barcelona antes de Lionel Messi

O contrato do camisa 10 com o clube catalão terminou na última quarta-feira (30/6) e, na teoria, ele está livre no mercado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Sandra Behne / Equipe
Barcelona 2002/03
1 de 1 Barcelona 2002/03 - Foto: Sandra Behne / Equipe

É difícil pensar no Barcelona e não pensar em Lionel Messi. Assim como é quase impossível pensar no time e tentar lembrar de como era antes do craque argentino. Em 2021/22, existe a chance de Messi e Barcelona não serem mais uma coisa só.

O contrato do camisa 10 com o clube catalão terminou na última quarta-feira (30/6) e, na teoria, ele está livre no mercado para assinar com outra equipe. Na prática a situação é outra, pois Messi ainda não decidiu seu futuro e está focado na Copa América.

Entretanto, com essa possibilidade na mesa, o Metrópoles julgou interessante lembrar quando isso aconteceu pela última e como foi o desempenho do Barcelona a última vez que Messi não esteve no time.

Segundo o site oGol, a primeira vez que Lionel passou a integrar o time profissional do Barça em 2003/04, apesar de só ter estreado em 2004/05. Portanto, a temporada de 2002/03 foi a última que o mundo viu um Barcelona sem o argentino.

Naquele período o time titular tinha: Roberto Bonano, Michael Reiziger, Frank de Boer (recentemente demitido da seleção holandesa), Patrik Andersson, Carles Puyol, Thiago Motta, Luis Henrique (atual técnico da Espanha), Xavi, Javier Saviola, Patrick Kluivert e Marc Overmars.

E, além deles, os técnicos Radomir Antic e Louis van Gaal — os dois passaram pelo comando do clube naquela temporada — ainda contavam com Victor Valdés, Iniesta ainda no início da carreira, Riquelme e o brasileiro Geovanni, ex-Cruzeiro.

Aquele elenco, terminou a temporada com apenas um título, da Copa do Rei. Na La Liga, ficaram em 6º e na Champions League caíram nas quartas de final diante da Juventus — naquela época, o mata-mata já começava nas quartas.

O holandês Patrick Kluivert e o argentino Javier Saviola — atualmente jogador de futsal, aos 39 anos — foram os artilheiros do Barça naquela campanha, com 21 e 20 gols, respectivamente.

O último camisa 10

O conterrâneo de Messi e ídolo argentino, Riquelme, foi o último dono da camisa 10 antes dele se tornar profissional. O primeiro número de Lionel no Barcelona foi o 30, na mesma época que Ronaldinho Gaúcho assumiu a 10 depois da saída do ex-Boca Juniors, em 2003/04, e foi o antecessor de Messi com o manto lendário.

A história de Lionel no Barça foi sendo construída aos poucos até chegar no patamar que ele alcançou há muitos anos. Desde 2008/09, a camisa 10 tem o mesmo dono, o mesmo nome nas costas e está perto de ficar orfã.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?