metropoles.com

Tem herdeiro? Quem fracassou e quem ainda pode ser o sucessor de Maradona

Não faltaram candidatos a suceder e continuar o legado de Don Dieguito. Veja quem ficou pelo caminho e quem ainda pode honrar o craque

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
CARLO FUMAGALLI/ASSOCIATED PRESS/AE
Diego Maradona na Copa de 86
1 de 1 Diego Maradona na Copa de 86 - Foto: CARLO FUMAGALLI/ASSOCIATED PRESS/AE

Diego Maradona morreu nessa quarta-feira (25/11), vítima de uma parada cardiorrespiratória na Argentina. Desde de sua aposentadoria, no fim da década de 90, o que não faltaram foram jogadores especulados para substituir o craque.

Veja nomes que surgiram como “os novos Maradonas” e não corresponderam às expectativas e quem ainda pode continuar o legado do gênio do futebol mundial.

Latorre

O meia foi o primeiro a ser apontado como o sucessor do craque. O bom jogador surgiu no Boca Juniors em 1987 e com 18 anos já vestia a camisa da Seleção da Argentina. Logo foi para a Europa, mas não conseguiu se firmar e acabou virando um cigano do futebol, encerrando a carreira na década de 2000.

Ariel Ortega

Se Latorre surgiu no Boca, Aimar surgiu com tudo com a camisa do River Plate. Foi contratado jovem junto ao Valencia, onde acumulou brigas com Claudio Ranieri, seu treinador no clube espanhol. Além do talento extraordinário dentro de campo, o meia também chamava a atenção pela semelhança física com El Pibe.

Mas o baixinho atarracado, assim como o antecessor na corrida pela sucessão de Maradona, fez mais sucesso enquanto jogava na Argentina que no futebol europeu e também não cumpriu às expectativas depositadas em seu futebol.

Pablo Aimar

Assim como Ortega, o meia também baixinho e dono de uma visão de jogo invejável surgiu no River. E de lá também foi para o futebol espanhol, curiosamente também para o Valencia. Foi liderado por Rafa Benítez no time da Espanha e brilhou por um tempo no país.

Mas as lesões acabaram atrapalhando e interrompendo a carreira do meia, que disputou duas Copas do Mundo.

Juan Román Riquelme

O talentoso meia talvez tenha sido o maior nome surgido na Argentina antes de Messi. Riquelme era um camisa 10 completo. Teve boa passagem pelo futebol espanhol, por Barcelona e Villarreal. No Barça acabou preterido e vivia às turras com Louis Van Gaal, treinador do time à época.

Acabou dando lugar a Ronaldinho no elenco do time espanhol. Teve atuação marcante na conquista do Mundial de clubes de 2000, sobre o Real Madrid. Encerrou a carreira no futebol argentino, no Boca Juniors e no Argentinos Jrs.

Carlos Tevez

Quando baixinhos atarracados surgiam no futebol argentino, a comparação era inevitável. E não foi diferente com Tevez. O atacante surgiu no Boca Juniors e sua história de superação em muito se assemelhava a de Don Diego. Carlitos defendeu camisas de grandes times da Europa, como Manchester United e Manchester City, além de uma passagem vitoriosa pelo Corinthians.

Conquistou os Jogos Olímpicos em 2004. Mas seu temperamento e atitudes fora de campo o prejudicaram. Hoje defende o Boca Juniors.

Lionel Messi

Muitos dizem que Messi é melhor que Maradona. Mas não maior. E é notório que o craque do Barcelona pode ter sido quem mais chegou perto de suceder Don Diego. O camisa 10 da Seleção da Argentina e do time espanhol acumula recordes e segue ultrapassando marcas na carreira.

Mas se há uma mancha negativa na história de Messi é a falta de títulos com sua seleção. Mais precisamente de Copas do Mundo. Em 2022, provavelmente seu último Mundial em alto nível, o ET terá mais uma chance de chegar perto de Maradona.

Geração Pós-Messi

A nova geração argentina começa a mostrar que pode dar frutos. Liderados por jogadores como Paulo Dybala e Giovani Lo Celso, a juventude hermana já mostra talento com a camisa da seleção.

Nomes como Lautaro Martínez, Lucas Ocampos e Nicolas González surgem como esperança de conquistas para a Argentina.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?