Técnico da Inglaterra diz que Brasil e Alemanha são suas referências
Gareth Southgate revelou que as duas seleções são utilizadas como referência para a disputa da Copa do Mundo de 2022
atualizado
Compartilhar notícia
Um dos técnicos mais elogiados na última Copa do Mundo, em 2018, Gareth Southgate afirmou nesta segunda-feira (6/6) que suas referências no futebol e nas grandes competições são as seleções do Brasil e da Alemanha. O treinador da Inglaterra quer seu time seguindo os passos dos rivais para brigar pelo título de todos os torneios que disputar.
“Para mim, Alemanha e Brasil ainda são a referência em termos de países que com, regularidade e consistência, vencem competições”, declarou Southgate. O técnico citou as duas seleções para enfatizar a necessidade de a Inglaterra também se acostumar a avançar até as fases finais dos torneios para aumentar suas chances de títulos.
É o que vem acontecendo nos últimos torneios. Sob o comando de Southgate, o time inglês avançou até a semifinal do Mundial da Rússia, quatro anos atrás – terminou em quarto lugar. No ano passado, os ingleses foram além e alcançaram a final da Eurocopa, quando perderam nos pênaltis para a Itália.
Southgate quer ver a Inglaterra repetir a dose agora na Liga das Nações da Uefa, que começou na semana passada. Após perder para a Hungria por 1 x 0, na estreia, os ingleses terão pela frente nesta terça justamente a Alemanha, uma das referências do treinador da equipe.
“Você precisa respeitar o que eles fizeram e o que eles são como país. É essa mentalidade que estamos tentando construir. Estamos tentando atingir as fases finais das competições e jogos como o de amanhã são brilhantes. É exatamente o teste de que precisamos”, projetou o técnico inglês.
As declarações de Southgate sobre Brasil e Alemanha acontecem justamente quando a comissão técnica da seleção brasileira, comentaristas e torcedores torcem por um amistoso envolvendo Brasil e uma equipe europeia. O duelo com seleções do Velho Continente é visto pelo técnico Tite como grande teste, depois das boas atuações do seu time nas Eliminatórias e na Copa América, na qual foi vice-campeão.
As chances de um amistoso com europeus, no entanto, são remotas. “Eu queria jogar com a França, campeã do mundo”, disse o treinador nesta segunda, antes de pedir ajuda à comissão técnica “Me ajudem aí: tem a Alemanha, Inglaterra, Espanha, Holanda… Mas tem o mundo real. A gente sabe que vamos enfrentar seleções africanas ou da Concacaf e da Ásia”, admitiu Tite, resignado, após o amistoso com o Japão, em Tóquio.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!