metropoles.com

“Tá em choque?” Athletico-PR fecha acordo e Vitor Roque é do Barcelona

Atacante de 18 anos foi vendido ao Barcelona, que pagará 74 milhões de euros ao Athletico-PR para contar com ele a partir de 2024

atualizado

Compartilhar notícia

Heuler Andrey / Getty Images
vitor roque
1 de 1 vitor roque - Foto: Heuler Andrey / Getty Images

“Tá em choque? chama o Vitor Roque!” Depois de semanas de “novela”, o Barcelona e o Athletico Paranaense fecharam um acordo pelo atacante Vitor Roque, de 18 anos. O camisa 9 custará 74 milhões de euros aos cofres da equipe blaugrana, ou seja, R$ 395 milhões na cotação atual.

As duas equipe assinaram o contrato de venda do atacante neste sábado (8/7). O número total conta com valor fixo de venda, bônus e impostos. A informação é do portal ge.

A transação foi conduzida pelos diretores do Athletico, Alexandre Mattos, e do Barcelona, Deco. Mattos esteve na Espanha por três dias para conseguir melhorar a oferta. A venda ficou fechada em 40 milhões de euros fixos, mais 21 milhões de bônus e 13 milhões em taxas e impostos.

Segundo a apuração, o Athletico ainda conseguiu convencer o Barcelona a ficar com Vitor Roque até pelo menos o fim de 2023Existe também a possibilidade de o atleta se apresentar na Espanha apenas no meio de 2024.

O contrato de Vitor Roque com o Barça será de seis anos, válido até junho de 2029. A cláusula para rescisão contratual foi fixada em 1 bilhão de euros, ou R$ 5,34 bilhões. 

O jornalista Fabrizio Romano, considerado o maior especialista em mercado de transferências do futebol, também afirmou que o acordo entre os clubes foi selado.

“O Barcelona enviou ao Athletico Paranaense todos os contratos assinados por Vitor Roque e está só esperando o clube brasileiro enviar os documentos referendados para então anunciar a contratação. Os contratos estão prontos desde terça-feira, restam apenas etapas formais. Aqui vamos nós, confirmado”, diz a postagem no Twitter.

Mais cara da história?

A contratação é, no papel, a segunda mais cara da história do futebol brasileiro e ultrapassou os 72 milhões de euros que o Real Madrid desembolsou por Endrick. Ela fica atrás apenas do valor que o próprio Barcelona pagou ao Santos para contar com Neymar, em 2013: 88,4 milhões de euros.

No entanto, o staff de Vitor Roque, liderado pelo empresário André Cury, defende que essa é a maior venda da história do futebol nacional. Além do Athletico Paranaense ficar com 20% dos direitos econômicos do camisa 9 e poder faturar mais com vendas futuras, existe uma polêmica envolvendo a contratação de Neymar pelo Barça.

André Cury também participou do acordo na ocasião, e o time espanhol alegou à Justiça que pagou 57 milhões de euros pela transferência. Isso tornaria o atacante do Furacão a contratação mais cara. Mas, no valor de 88 milhões de euros, confirmado como o total da venda, estaria incluso luvas (pagamentos extra) e bônus.

O valor de 74 milhões de euros torna a contratação de Vitor Roque por parte do Barcelona a venda mais cara da história do Athletico com certa folga. O preço é 270% maior que o recorde anterior. Em 2020, Bruno Guimarães foi vendido ao Lyon por 20 milhões de euros.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?