Suíça empata com Costa Rica em 2 x 2 e encara a Suécia nas oitavas
Resultado classificou europeus para a próxima fase, em segundo no Grupo E, o do Brasil. Costa-riquenhos fizeram seu primeiro ponto na Copa
atualizado
Compartilhar notícia
A Suíça não precisou vencer para avançar às oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia. Os suíços só empataram por 2 x 2 com a já eliminada Costa Rica nesta quarta-feira (27/6), no Nijni Novgorod Stadium, mas estão no mata-mata graças à Seleção Brasileira, que venceu a Sérvia por 2 x 0 no outro jogo que fechou o Grupo E da competição.
Já eliminados e sem pressão nas costas, os costarriquenhos foram superiores aos suíços e só não conquistaram sua primeira vitória neste Mundial em razão da pontaria não tão afiada e da grande atuação do goleiro Sommer. Dzemaili e Drmic marcaram para os suíços, enquanto Waston fez o primeiro gol da Costa Rica no torneio. O segundo foi contra, do goleiro Sommer, que teve azar no gol que selou o empate ao ver a cobrança de pênalti de Bryan Ruiz explodir na trave e bater em sua cabeça antes de entrar.Classificado ao mata-mata na segunda posição de sua chave, a Suíça enfrentará nas oitavas de final a Suécia, primeira colocada do Grupo F, que horas mais cedo derrotou o México por 3 x 0 para assegurar este posto. O confronto será na próxima terça-feira, às 11h, em São Petersburgo.
Esta é a segunda vez seguida que os suíços passam à fase seguinte do Mundial. Na Copa de 2014, no Brasil, foi eliminada nas oitavas de final pela Argentina. O desafio, agora, é tentar passar das oitavas e repetir a melhor campanha de sua história, conquistada em 1954, quando sediou o torneio e chegou às quartas de final.
Ex-sensação
A Costa Rica, por sua vez, não foi a sensação da Copa como no Brasil, em 2014, quando eliminou gigantes como Inglaterra e Itália e chegou até as quartas de final, mas ao menos encerrou o jejum de gols e se despediu da Rússia com uma imagem melhor ao levar um ponto para a casa.
Além dos primeiros pontos, os costa-riquenhos buscavam o primeiro gol na Rússia. Com os gols do Peru na vitória por 2 x 0 sobre a Austrália nessa terça (26), a seleção da América Central era a única que ainda não balançara as redes na competição. Agora, todas as 32 seleções balançaram as redes em gramados russos. (Com informações da Agência Estado)
Ficha técnica:
Suíça 2 x 2 Costa Rica
Suíça
Sommer; Lichtsteiner, Schar, Akanji e Ricardo Rodriguez; Behrami (Zakaria), Xhaka, Shaqiri (Lang), Dzemaili e Embolo; Gavranovic (Drmic).
Técnico: Vladimir Petkovic
Costa Rica
Navas; Gamboa (Smith), Gonzalez, Acosta, Waston e Oviedo; Borges, Guzmán,(Azofeifa), Colindres (Rodney Wallace) e Bryan Ruiz; Campbell.
Técnico: Óscar Ramírez
Árbitro: Clement Turpin (FRA)
Local: Estádio Nijni Novgorod, em Nijni Novgorod (Rússia)
Gols: Dzemaili, aos 30 minutos do primeiro tempo; Waston, aos 11, Dmric, aos 43, e Sommer (contra), aos 47 minutos do segundo tempo
Público: 43.319 pagantes
Cartões amarelos: Lichtsteiner, Zakaria e Schar (Suíça); Gamboa, Campbell e Waston (Costa Rica).