metropoles.com

STJD inicia investigação sobre caso de injúria racial em Flamengo x Bahia

Segundo o meia Gerson, o adversário o chamou de negro em tom pejorativo no início do segundo tempo de partida disputada em 20 de dezembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
JORGE RODRIGUES/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
Gerson Flamengo Mano Menezes racismo
1 de 1 Gerson Flamengo Mano Menezes racismo - Foto: JORGE RODRIGUES/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/AGIF – AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

O STJD informou nessa quarta-feira (13/11) que a procuradoria da Justiça Desportiva iniciou o inquérito para apurar a denúncia de injúria racial feita por Gerson, meia do Flamengo, contra Ramírez, atacante do Bahia. Segundo o flamenguista, o adversário o chamou de negro em tom pejorativo no início do segundo tempo de partida disputada em 20 de dezembro.

De acordo com Gerson, a injúria também teria sido ouvida por um de seus colegas de time, o zagueiro Natan. Além disso, o fato teria ocorrido próximo ao atacante Bruno Henrique, que teria tido uma discussão com Ramírez antes da suposta injúria. Um dia após a partida, Ramírez negou que tenha cometido qualquer ofensa de cunho racial e alegou ter sido mal entendido, uma vez que é colombiano e não domina a língua portuguesa.

Segundo o SJTD, além de Gerson e Ramírez, serão ouvidos Natan, Bruno Henrique, o técnico do Bahia na partida, Mano Menezes (que foi demitido na mesma noite) e a equipe de arbitragem. Ainda serão analisados todos os vídeos e áudios disponíveis do momento O auditor Maurício Neves Fonseca será o responsável pela condução do inquérito.

Após o caso, o Flamengo contratou especialistas em leitura labial, que produziram um laudo confirmando a suposta ofensa. O Bahia afastou Ramírez temporariamente logo depois do jogo, mas reintegrou o atleta pouco depois por conta de outro laudo, produzido por especialistas contratados pelo clube baiano, não ter conseguido localizar a ofensa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?