Sonho ou pesadelo? Veja os possíveis caminhos do Brasil rumo ao hexa
De potencial grupo da morte ou “babinha”, veja quem pode pintar na trajetória da Seleção Brasileira na primeira fase da Copa do Mundo
atualizado
Compartilhar notícia
O Brasil conhecerá nesta sexta-feira (1º/4) quem serão seus adversários na fase de grupos da Copa do Mundo 2022. A Fifa realizará o sorteio e, dependendo da sorte, o caminho da Seleção Canarinho rumo ao hexacampeonato no Catar pode ser mais fácil ou mais difícil.
A entidade máxima do futebol explicou que os potes foram separados de acordo com as posições das seleções no ranking, divulgado nessa quinta (31/3). Além do Catar, país sede, Brasil, Bélgica, França, Argentina, Inglaterra, Espanha, Portugal são cabeças de chave por estarem melhor ranqueadas.
Veja a relação dos potes que serão sorteados.
- Pote dos cabeças de chave: Catar, Brasil, Bélgica, França, Argentina, Inglaterra, Espanha, Portugal
- Pote 2: Holanda, Alemanha, Dinamarca, México, Estados Unidos, Suíça, Uruguai, Croácia
- Pote 3: Senegal, Irã, Japão, Sérvia, Polônia, Coreia do Sul, Marrocos, Tunísia
- Pote 4: Canadá, Equador, Arábia Saudita, Gana, Camarões, classificados da repescagem
Ainda segundo a Fifa, com exceção da Europa, países do mesmo continente não podem compor a mesma chave. O limite é de duas seleções europeias em um mesmo grupo. As três vagas restantes serão direcionadas ao pote 4 obrigatoriamente. O impedimento de equipes do mesmo continente também vale para quem estiver vindo da repescagem.
Pior cenário
Avaliando os grupos, o pote 2 é o que apresenta as equipes de nível elevado do ponto de vista do ranking. Com isso, Holanda e Alemanha despontam como os rivais mais perigosos a surgirem. No entanto, o México tem um histórico de complicar os jogos para o Brasil. Nos últimos dois encontros, em 2014 e 2018, os mexicanos empataram sem gols com o Brasil e perderam por 2 x 0 na Copa da Rússia.
No pote 3, duas seleções se destacam pelo brilho individual de seus artilheiros: Senegal, de Sadio Mané, e Polônia, de Robert Lewandowski.
Por último, no pote 4, o Canadá vem em boa fase e com uma geração empolgada após conseguir a classificação para a disputa do mundial após 36 anos.
Dessa forma, o pior cenário para o Brasil pode ser projetado com: Holanda/Alemanha/México, Senegal/Polônia e Canadá.
Caminho mais tranquilo
No entanto, o destino pode ser um pouco mais leve para Tite e seus comandados, colocando equipes menos complicadas pelo caminho.
Como destacado anteriormente, não há como fazer muita escolha no pote 2, no entanto, há a possibilidade do ditado “dentre os males, o menor” fazer sentido. Apesar de bem colocadas no ranking, Dinamarca ou Estados Unidos podem oferecer jogos menos complicados para a seleção.
No terceiro pote, Irã e Tunísia parecem ser adversários mais inofensivos para a atual 1ª colocada no ranking da Fifa. Entre as seleções do pote 4, Gana pode apresentar um jogo intenso do ponto de vista da imposição física, mas não deve ser um problema tão grande para o Brasil.
Sendo assim, um grupo mais tranquilo para a seleção seria formado por: Dinamarca/Estados Unidos, Irã/Tunísia e Gana.
O sorteio acontece às 13h desta sexta-feira.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesesportes