metropoles.com

Sob forte chuva, Palmeiras bate Avaí com pênalti polêmico

Os três gols saíram na etapa final. Deyverson, de cabeça, abriu o placar, João Paulo empatou para o Avaí e Scarpa garantiu a vitória

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
FILIPE DE ANDRADE/ESTADÃO CONTEÚDO
AVAÍ X PALMEIRAS
1 de 1 AVAÍ X PALMEIRAS - Foto: FILIPE DE ANDRADE/ESTADÃO CONTEÚDO

O Palmeiras derrotou o Avaí por 2 x 1, neste domingo (27/10/2019), em Florianópolis, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, e segue na tentativa de alcançar o líder Flamengo na disputa pelo título nacional. O resultado teve a interferência do VAR, que, no segundo tempo, marcou dois pênaltis, um para cada clube. Em ambos os lances, o árbitro do gramado, Wilton Pereira Sampaio, marcou as penalidades somente depois de consultar o monitor na lateral do gramado.

Os três gols saíram na etapa final. Deyverson, de cabeça, abriu o placar para o Palmeiras. João Paulo empatou para o Avaí. E, no final, Gustavo Scarpa garantiu a 16ª vitória palmeirense na competição. Com o resultado, o time de Mano Menezes, na segunda posição, chegou aos 57 pontos, e manteve a sua caça ao líder Flamengo.

Após a derrota no clássico para o Santos, o Palmeiras segue invicto. São três vitórias (sobre Botafogo, Chapecoense e Avaí) e um empate (com o Athletico-PR).

A situação do Avaí é complicada. Último colocado, com 17 pontos e apenas três triunfos, o time catarinense não vence há oito rodadas (sete derrotas e um empate). O primeiro time fora da zona do rebaixamento é o Fluminense, com 30 pontos.

Na 29ª rodada do Brasileirão, o Palmeiras fará o clássico estadual contra o São Paulo, quarta-feira (30/10/2019), 19h30, no Allianz Parque. No mesmo dia e horário, o Avaí busca a reabilitação diante do Fortaleza, novamente na Ressacada.

Palmeiras e Avaí fizeram um primeiro tempo com estratégias bem definidas, truncado, de muitas faltas e duas chances reais de gols para cada clube. Com uma linha de cinco zagueiros no esquema 5-3-2, o time da casa optou por reforçar o sistema defensivo, dar a posse de bola ao Palmeiras e sair nos contra-ataques, tentando se aproveitar dos espaços deixados pelo adversário, mais ofensivo.

O time de Mano Menezes, como era de se esperar, tomou a iniciativa do jogo, foi o protagonista, teve posse de bola superior a 70%, mas encontrou dificuldades para furar a retranca do Avaí, mesmo explorando as laterais do campo. Dudu foi o destaque e Lucas Lima esteve apagado.

Na tentativa de surpreender o time catarinense, o Palmeiras avançou a marcação e apertou o Avaí em seu campo. A pressão deu resultado e o time paulista criou duas chances antes dos 20 minutos. Primeiro com Bruno Henrique, que acertou um voleio sobre o travessão. Depois com Carlos Eduardo, que cabeceou e obrigou Vladimir a fazer grande defesa.

Mesmo atuando de forma defensiva e chegando pouco ao ataque, foi do Avaí a melhor chance da etapa inicial. Aos 25, Dudu errou na saída de bola, Jonathan invadiu a área, chutou rasteiro e Weverton fez uma bela intervenção.

Após os 30 minutos a partida caiu. O Palmeiras, ainda com posse de bola, não criou e diminuiu o ritmo da forte marcação. E, antes do intervalo, nos acréscimos, o Avaí quase abriu o placar. Jonathan recebeu dentro da área e finalizou cruzado, obrigando o goleiro palmeirense a espalmar para escanteio.

No segundo tempo, ainda com dificuldades para furar a retranca do Avaí, o Palmeiras chegou ao gol por meio de um lance de bola parada. Aos 8 minutos, Lucas Lima cobrou escanteio, Deyverson cabeceou e acertou o canto direito de Vladimir.

O gol desestabilizou o Avaí e trouxe confiança ao Palmeiras, que se acalmou com a vantagem parcial e quase ampliou aos 11. Dudu recebeu dentro da área, driblou o marcador e acertou o travessão de Vladimir.

Após os 20 minutos, uma forte chuva atingiu Florianópolis, gerou inúmeras poças de água no gramado da Ressacada e prejudicou a qualidade técnica do jogo. Em vários pontos, a bola não rolava mais no gramado, sendo necessário levantá-la e arriscar o jogo aéreo.

Mesmo com o gramado em condições ruins, Avaí chegou ao empate por meio de uma cobrança de pênalti, que teve a intervenção do VAR. Aos 29, Felipe Melo errou e levantou a bola na direção da área palmeirense, Vinícius Júnior dividiu com Weverton e caiu no gramado. O árbitro Wilton Pereira Sampaio mandou o jogo seguir, mas foi alertado pelo VAR para analisar as imagens na lateral do gramado. Após ver o lance no monitor, Wilton anotou pênalti para o time catarinense. Na cobrança, João Paulo acertou o canto direito de Weverton e empatou o confronto.

No lance seguinte, o árbitro de vídeo entrou em ação novamente, desta vez para marcar um pênalti a favor do Palmeiras. O procedimento foi semelhante. Em disputa dentro da área, Deyverson caiu no gramado e Wilton nada marcou. Após ser alertado pelo VAR, ele consultou o monitor e anotou o pênalti. Na cobrança, Gustavo Scarpa mandou a bola no canto esquerdo, Vladimir saltou para o outro, e garantiu a vitória palmeirense.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?