Só falta a Copa: Olimpíadas é o 43º título de Daniel Alves
Entre campeonatos continentais, nacionais e até estadual, o lateral direito brasileiro é o jogador com mais títulos na história do futebol
atualizado
Compartilhar notícia
Daniel Alves e título são duas palavras que viraram sinônimas ao longo dos 20 anos de carreira do lateral direito.
Aos 38 anos, o capitão da Seleção Brasileira conquistou o seu 43º título, o primeiro em forma de medalha, após liderar a equipe e a derrotar a Espanha na final das Olimpíadas por 2×1.
Uma curiosidade na carreira do lateral é que ele foi campeão por todos os clubes em que jogou. Seja por Bahia e São Paulo, no Brasil, Barcelona e Sevilla, na Espanha, Juventus, na Itália, Paris Saint Germain, na França e até mesmo pela Seleção Brasileira.
Essa história vitoriosa começou lá atrás, em 2002, quando Dani ainda era uma promessa do futebol. Com apenas 19 anos, ele era reserva do Bahia na conquista da Copa do Nordeste daquele ano. Mesmo assim, ele marcou um gol na campanha.
A história de Daniel Alves foi, quase em sua totalidade, escrita na espanha. Primeiro, ele foi contratado pelo Sevilla, em uma transação que gerou 1,5 milhão de euros para o clube brasileiro. Lá, foram duas Copas da Uefa, atual Liga Europa, Copa do rei, Supercopa da Espanha e Supercopa da Uefa.
Mas foi no Barcelona que ele se tornou o maior lateral direito da história do futebol. Contratado por 35,5 milhões de euros, ele foi campeão 23 vezes nos Blaugranas, entre Campeonatos Espanhol (6x), Copa do Rei (4x), Champions League (3x), Mundial Interclubes (3x), Supercopa da Espanha (4x) e a Supercopa da Uefa (3x).
Após brilhar na Espanha, ele ainda passou por Juventus e PSG na Europa. Em três anos, Dani venceu todas as ligas nacionais que disputou, além de três copas, sendo uma italiana, uma francesa e uma Copa da Liga jogando ao lado de Neymar. E ainda teve tempo de levantar uma Supercopa da França.
Após 17 anos no velho continente, o lateral direito anunciou sua volta ao Brasil para jogar no São Paulo. Ele foi uma das principais peças na conquista do Campeonato Paulista de 2021, que tirou o Tricolor de uma fila de 9 anos sem títulos.
Seleção Brasileira
Como não poderia deixar de ser com um jogador de grife como Daniel Alves, ele também brilhou pelo Brasil. Seu primeiro título de expressão com a amarelinha foi o Mundial sub 20, conquistado em 2003. Antes, na preparação, ele também levantou o troféu do Torneio da Malásia, na mesma categoria.
Pela Seleção principal, já são quatro títulos, sendo duas Copas das Confederações, em 2009 e 2013, e duas Copas Américas, em 2007 e 2019.
Após ficar de fora da Copa do Mundo de 2018, por conta de uma lesão, Daniel Alves terá sua última chance de conquistar o mundo em 2022. Aos 38 anos, ele é figurinha carimbada nas convocações de Tite e deve ser o dono da lateral direita na competição mais importante do mundo.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.