metropoles.com

Silêncio ensurdecedor: a falta da torcida para o futebol na pandemia

Coincidência ou não, times que têm grandes torcidas tropeçaram dentro das suas próprias casas e deixaram de brigar e/ou conquistar títulos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Buda Mendes/Getty Images
Torcida do Flamengo
1 de 1 Torcida do Flamengo - Foto: Buda Mendes/Getty Images

Após a volta da paralisação do futebol, Santos e São Paulo caíram no Paulistão; o Barcelona, que antes da parada da pandemia era líder da La Liga, deixou o título escapar para o Real Madrid; e coincidência ou não, esses tropeços aconteceram com clubes grandes, que têm torcidas que fazem a diferença nas arquibancadas no momento em que os torcedores não podem ir aos estádios. Mandantes tropeçaram pelos mundo todo e a história está se repetindo no Brasileirão, que acaba de começar também com os portões fechados.

4 imagens
Torcida do Barcelona no Camp Nou
Torcedores do Borussia Dortmund fizeram de tudo para não deixar os jogadores do Manchester City tranquilos antes da decisão pelas quartas de final da Champions League. Eles usaram fogos de artifício de “força industrial” para atrapalhar o sono do time adversário antes do duelo, mas nada adiantou. Cenas como essa são bastante comuns em duelos pela Libertadores.
1 de 4

Torcida do Flamengo no Maracanã

Buda Mendes/Getty Images
2 de 4

Miguel Schincariol/Getty Images
3 de 4

Torcida do Barcelona no Camp Nou

Tim Clayton/Corbis via Getty Images
4 de 4

Torcedores do Borussia Dortmund fizeram de tudo para não deixar os jogadores do Manchester City tranquilos antes da decisão pelas quartas de final da Champions League. Eles usaram fogos de artifício de “força industrial” para atrapalhar o sono do time adversário antes do duelo, mas nada adiantou. Cenas como essa são bastante comuns em duelos pela Libertadores.

DeFodi Images via Getty Images

O Flamengo, atual campeão, estreou no campeonato perdendo seu primeiro jogo dentro de casa desde dezembro de 2018, quando caiu diante do Athletico-PR no dia 1º desse mês. Em pleno Maracanã vazio, perdeu para o Atlético-MG por 1 x 0, no último dia 9. Na segunda rodada, também deixou os pontos escaparem diante do Atlético-GO, no entanto, desta vez, fora de casa. Mas, como de costume, certamente haveria uma grande quantidade de flamenguistas também em Goiânia.

No Brasileirão, Flamengo, Fortaleza e Coritiba foram os únicos mandantes a perderam dentro de casa até então. O Rubro-negro, sem a maior torcida do país, que o empurrou nas conquistas do Brasileirão e da Libertadores de 2019; o Tricolor de Aço, com uma massa que sempre faz uma linda festa e intimida o adversário; e os amantes do Coxa, que iriam lotar o Couto Pereira na volta do time à elite do futebol após dois anos.

“Cadê você? Cadê você?”

Após a retomada do futebol paulista, Santos e São Paulo disputaram dois jogos em casa. O Peixe empatou um e perdeu o outro, enquanto o tricolor perdeu os dois. As derrotas mais doloridas também ocorreram na Vila Belmiro e no Morumbi, respectivamente.

Os times foram eliminados do Paulistão nos seus próprios campos, que em tempos normais, teriam as arquibancadas lotadas, com as torcidas empurrando os times rumo à classificação para a semifinal do estadual. Mas o roteiro foi outro. Ambas as equipes caíram ainda nas quartas de final. O tricolor caiu diante do Mirassol, por 3 x 2, e o Santos perdeu para a Ponte Preta, por 3 x 1.

Ausência mundial

Antes da paralisação por causa da pandemia, o Barcelona liderava o Campeonato Espanhol, um ponto na frente do Real Madrid. Na volta, enquanto o Real Madrid só deixou escapar a vitória uma vez (empate), o Barcelona desperdiçou pontos jogando em casa: empatou contra o Atlético de Madrid e perdeu para o Osasuna na penúltima rodada.

Além disso, o Atlético de Madrid, que antes da pausa ocupava a 6ª colocação, subiu três posições na retomada e garantiu lugar na Liga dos Campeões 2020/21, contando com tropeços dos times que estavam acima dele: O Real Sociedad, então 5º, o Getafe em 4º e o Sevilla, 3º. O Getafe foi o que mais sentiu a volta e terminou a temporada em 8º.

Enquanto o Sevilla caiu apenas uma posição, o Villarreal ocupou a 5ª posição e o Real Sociedad ficou em 6º. A falta da torcida foi crucial para essas equipes que, normalmente, já não estão entre os melhores, mas ocupavam posições altas, brigando até por vaga nas Champions.

A falta da Muralha

O Borussia Dortmund tem uma torcida apaixonada, conhecida mundialmente, chamada de Muralha Amarela. A equipe sentiu falta do apoio que vinha das arquibancadas na volta do futebol alemão. Antes da paralisação, a diferença dos auri-negros para o líder e campeão da temporada, Bayern de Munique, era de apenas quatro pontos. No final da competição, essa quantidade aumentou para 13 pontos.

Na Itália, a medida de segurança para prevenir a propagação da Covid-19, que baniu a torcida dos estádios, foi brutal para a Lazio. Antes, a equipe estava com uma sequência de 20 rodadas sem perder e a apenas um ponto da líder Juventus, em 2º lugar. Assim que voltou da paralisação, perdeu para a Atalanta, além de outras duas derrotas em casa — e outras três fora —, e terminou a competição em 4º, com 78 pontos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?