metropoles.com

Sete clubes assinam a criação da Libra, liga independente de futebol

Em reunião realizada nesta terça (3/5), sete clubes da Série A mais um clube da Série B assinaram um documento que pretende criar a liga

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Lucas Figueiredo/CBF
Pesquisador da PB mapeia casos de Covid em jogadores do Brasileirão
1 de 1 Pesquisador da PB mapeia casos de Covid em jogadores do Brasileirão - Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (3/5), em um hotel em São Paulo, sete clubes da Série A do Campeonato Brasileiro assinaram um documento que pretende criar uma liga para organizar a competição. As informações são do ge.

Os times que concordaram com o documento da Codajas Sports Kapital (CSK) foram América-MG, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos e São Paulo. Além deles, o Cruzeiro, que está na Série B, também assinou.

Uma nova reunião foi marcada para a semana que vem, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e deve contar com a participação dos 40 clubes das Séries A e B do Brasileirão.

Andrés Rueda, presidente do Santos, afirmou que “os 40 clubes são a favor da criação da liga. Agora é só acertar as arestas e dia 12, com certeza, será uma grande festa na CBF”.

A reunião desta terça, convocada por um bloco composto por Bragantino, Corinthians, Flamengo, Palmeiras, Santos e São Paulo, teve a presença de representantes de 18 times da Série A (com exceção do Cuiabá e Juventude) e cinco da Série B (Cruzeiro, Guarani, Ponte Preta, Sport e Vasco).

A expectativa era de que um documento formal fosse assinado pela maioria dos clubes nesta reunião. Entretanto, ainda existem divergências entre dois grupos: o primeiro tem os clubes paulistas junto ao Flamengo, enquanto o segundo é chamado de Forte Futebol e conta com dez clubes da Série A que se identificam como “emergentes” mais o Atlético-MG, embaixador do grupo.

A discordância está ligada à divisão dos recursos nos contratos de TV, quando assinados. A proposta da CSK era de dividir o total em 40% dos valores fixos, 30% variável por performance esportiva e 30% por audiência. O grupo do Forte Futebol, por outro lado, quer que a divisão seja 50-25-25. Essas diferenças devem ser acertadas nas próximas reuniões.

As negociações para a criação da liga começaram ainda em 2021. A CBF afirmou que não vai se opor a criação. Mais recentemente a La Liga, que organiza o Campeonato Espanhol, formalizou uma proposta de liga em reunião com dirigentes brasileiros.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesesportes

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?