Sérvia faz provocação ao Kosovo em vestiário e é multada pela Fifa
Após o fim do jogo entre Brasil e Sérvia, o time sérvio deixou uma bandeira com provocação ao Kosovo no vestiário e foi multada
atualizado
Compartilhar notícia
A Seleção da Sérvia foi multada pela Fifa em cerca de R$ 110 mil após os jogadores fazerem uma provocação ao Kosovo no vestiário do time. Em nota divulgada pela Federação, o caso teria acontecido após o jogo contra o Brasil, em que a seleção verde-amarela venceu por 2 x 1.
“A Associação de Futebol da Sérvia foi multada em 20 mil francos suíços por violações relacionadas ao artigo 11 do Código Disciplinar da Fifa e ao artigo 4 do regulamento da Fifa para a Copa do Mundo de 2022, em relação à bandeira exposta em seu vestiário no jogo entre Brasil e Sérvia, no dia 24 de novembro”, dizia o comunicado.
No dia seguinte ao jogo, a Fifa abriu uma investigação para analisar o caso. Em imagem que roda pelas redes sociais, é possível ver o vestiário do estádio Lusail com uma bandeira pendurada ao cabide de duas camisas da seleção sérvia. Em forro branco, é possível ver o mapa do Kosovo coberto pelas cores e brasão da bandeira da Sérvia.
A bandeira ainda tem a frase “sem rendição” escrita em libanês no tecido.
A provocação repercutiu mal nas redes sociais e na imprensa da região. “A FIFA proíbe os times europeus de usarem a braçadeira One Love pelos direitos humanos. Mesmo assim, a Sérvia decorou seu vestiário com o mapa do Kosovo com a bandeira sérvia e uma frase de “sem rendição'”.
“O Kosovo também é um membro da FIFA! Obsceno”, escreveu Petrit Selimi no Twitter, ex-ministro de relação exteriores do Kosovo.
Sérvia x Suíça
O território de Kosovo causa conflitos entre Sérvia e Albânia há vários anos, desde que a Iugoslávia se dissolveu e a região do Kosovo se tornou território da Sérvia. Na Copa do Mundo, jogadores da Suíça de origem albanesa, também aproveitaram o momento do jogo para se manifestarem contra os conflitos causados na região.
Para entender melhor sobre o conflito que envolve Sérvia, Albânia, Kosovo e Iugoslávia, a editoria de esportes do Metrópoles trouxa uma síntese dos conflitos que aconteceram na península dos Bálcãs da Europa, clique neste link para conferir.