Colômbia vence Senegal por 1 x 0, elimina africanos e avança em 1º
Com gol de Mina, colombianos irão enfrentar o 2° colocado do Grupo G (Bélgica ou Inglaterra), que será decidido nesta quinta-feira (28/6)
atualizado
Compartilhar notícia
A Colômbia suou muito, mas garantiu vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo nesta quinta-feira (28/6). Em Samara, a seleção contou mais uma vez com a estrela do “zagueiro-artilheiro” Mina para superar Senegal pelo placar mínimo, 1 x 0, e celebrar a ida à próxima fase do torneio pela segunda vez seguida. Pior para os senegaleses, que perderam a vaga graças aos critérios disciplinares.
O time africano controlou o adversário durante boa parte do confronto, mas, pelo alto, Mina marcou seu segundo gol no Mundial já na parte final do segundo tempo, aos 28 minutos, e levou a Colômbia a seis pontos, garantindo não só a classificação como a liderança do Grupo H.
Já Senegal vai embora para casa depois de surpreender o mundo com um ótimo futebol. Estacionou nos quatro pontos com a derrota, com quatro gols marcados e quatro sofridos, campanha idêntica à do Japão, com quem também igualou no confronto direto. Os asiáticos, porém, levaram dois cartões amarelos a menos (6 a 4) e ficaram com a vaga graças ao critério disciplinar.Em 2014, no Brasil, os colombianos fizeram sua melhor campanha na história da Copa ao cair nas quartas de final para os donos da casa. Agora, sonham em ir ainda mais longe. Para isso, precisarão passar pelo segundo colocado do Grupo G, Inglaterra ou Bélgica, que se enfrentam ainda nesta sexta-feira (28). Quem passar na ponta, encara o Japão.
Imediatamente, Senegal foi para cima e criou bom momento com Niang, que parou em defesa de Ospina. Na cobrança de escanteio, Mina tocou contra o próprio gol e exigiu nova intervenção do goleiro. Dois minutos depois, Mané encontrou Sarr sozinho na área, mas o atacante isolou. Na base da insistência, os senegaleses tentaram, martelaram, mas não furaram a defesa colombiana. Festa para os sul-americanos e tristeza para os africanos ao apito final.
À seleção senegalesa bastaria empatar para alcançar as oitavas de final e repetir o feito do país em 2002, quando passou de fase na primeira vez que disputou um Mundial e só parou nas quartas de final. Se conquistasse a classificação, Senegal seria a única seleção representante da África a disputar o mata-mata do Mundial na Rússia.
A última vez que nenhuma equipe do continente conseguiu passar da fase de grupos foi em 1982, na Espanha, quando Argélia e Camarões sofreram eliminações precoces. Em 2018, esse resultado ruim se repetiu.
A Colômbia sofreu um revés inesperado na estreia para o Japão, por 2 x 1. Em Saransk, o volante Carlos Sánchez foi expulso logo aos três minutos do primeiro tempo, em lance de mão na bola que virou pênalti convertido pela equipe adversária. Os colombianos se recuperaram da derrota com um triunfo por 3 x 0 sobre a Polônia, no último domingo, em Kazan. (Com informações da Agência Estado)
Ficha técnica:
Senegal 0 x 1 Colômbia
Senegal
N’Diaye; Gassam, Koulibaly, Sane e Sabaly (Wague); Kouyaté, Gueye, Sarr, Keita Balde (Konaté) e Mané; Niang (Sakho).
Técnico: Aliou Cissé
Colômbia
Ospina; Arias, Davinson Sánchez, Mina e Mojica; Uribe (Lerma), Carlos Sánchez, Cuadrado, Quintero e James Rodríguez (Luis Muriel); Falcao García (Borja).
Técnico: José Pékerman
Árbitro: Milorad Mazic (SER)
Local: Arena Samara, em Samara, Rússia
Gol: Mina, aos 28 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Niang (Senegal); Mojica (Colômbia).
Público: Não disponível.