metropoles.com

Sem Neymar, Brasil vence a Venezuela e mantém liderança das Eliminatórias

Seleção Brasileira teve gol anulado, mas dominou a partida e passou a Argentina no primeiro lugar da competição continental

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images / Pool / Equipe
Brasil vence a Venezuela
1 de 1 Brasil vence a Venezuela - Foto: Getty Images / Pool / Equipe

A seleção brasileira manteve os 100% de aproveitamento nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022. Na noite desta sexta-feira (13/11), o time de Tite venceu a Venezuela por 1 x 0 e chegou aos nove pontos. Em jogo fraco no Morumbi, o Brasil sofreu para furar a retranca adversária e marcou no segundo tempo com Roberto Firmino. A equipe volta a jogar na terça-feira (17/11), contra o Uruguai, em Montevidéu.

Sem suas duas principais estrelas, Neymar e Philippe Coutinho, lesionados, a seleção brasileira teve muitas dificuldades para criar. É verdade que Richarlison teve gol anulado logo aos seis minutos de jogo, em lance polêmico, em impedimento marcado de Renan Lodi no início do lance. Mas a equipe de Tite pouco fez na primeira etapa.

A Venezuela se fechou com uma linha de cinco defensores, outra de quatro jogadores e só Rondón mais à frente. O Brasil adotou esquema parecido com o que tinha mostrado na estreia das Eliminatórias, contra a Bolívia, quando Lodi atuou praticamente como um ponta. E foi pela esquerda que a seleção conseguiu suas poucas boas jogadas.

O gol anulado surgiu de lançamento de Marquinhos para Lodi, que cruzou. Fariñez espalmou para o meio da área e Richarlison marcou. O lance passou pela revisão do árbitro de vídeo e foi marcado o impedimento, mas a imagem mostrada não é conclusiva.

Ainda no primeiro tempo, Richarlison perdeu chance inacreditável. Em novo cruzamento de Lodi, Gabriel Jesus cabeceou na segunda trave e Richarlison, sem goleiro e dentro da pequena área, completou para fora.

A Venezuela deixava claro que foi ao Morumbi para segurar o empate e nem se esforçava para tentar atacar. A única chance da equipe no primeiro tempo ocorreu em contragolpe rápido. Soteldo fez sua jogada que o torcedor do Santos acostumou-se a ver: driblou pelo lado esquerdo e cruzou, mas Marquinhos afastou para escanteio.

No segundo tempo, Tite deixou a seleção mais ofensiva ao voltar do intervalo com Lucas Paquetá no lugar de Douglas Luiz. Além disso, o treinador mexeu no posicionamento do ataque, deslocando Richarlison para o lado direito e passando Gabriel Jesus para a função de centroavante.

As mudanças, entretanto, pouco surtiram efeito no início do segundo tempo. O Brasil seguia com muitas dificuldades para furar a retranca venezuelana. Quanto Tite chamou Everton Cebolinha e Pedro, o Brasil abriu o placar, aos 21 minutos. Paquetá enfiou linda bola para Everton Ribeiro, que cruzou de pé direito. Lodi disputou pelo alto, e a bola sobrou para Firmino completar para o fundo da rede.

O gol fez Tite mudar de ideia por algum tempo, e Cebolinha e Pedro acabaram colocando novamente o colete dos reservas. Eles entraram dez minutos depois do gol na vaga de Jesus e Richarlison. Destaque do Flamengo, Pedro fez sua estreia pela seleção brasileira.

Mesmo atrás do placar, a Venezuela pouco se arriscava. Só nos acréscimos teve chance em cobrança de falta de Otero, do Corinthians. O Brasil também continuou com dificuldades para furar a retranca adversária.

Após fazer cinco gols na Bolívia e quatro no Peru, a seleção brasileira não repetiu a boa atuação, mas conseguiu a vitória magra no Morumbi e lidera as Eliminatórias. Já a Venezuela sofreu sua terceira derrota.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?