metropoles.com

Sem Messi nem Eto’o, Daniel Alves busca novo “homem-gol” no Barcelona

Acostumado a dar assistências a Messi, Luis Suárez, David Villa e Eto’o , o lateral direito retorna ao Barça sem ter o “homem gol” na equipe

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Urbanandsport/NurPhoto via Getty Images
Daniel Alves durante apresentação de retorno ao Barcelona
1 de 1 Daniel Alves durante apresentação de retorno ao Barcelona - Foto: Urbanandsport/NurPhoto via Getty Images

Na primeira passagem pelo Barcelona, o lateral direito Daniel Alves teve inúmeros parceiros a quem costumava servir com suas assistências e cruzamentos na região do campo por onde atua. Mas neste retorno, ex-jogador do São Paulo não terá companhias de luxo com quem costumava tabelar.

O simples fato de ter Lionel Messi na equipe já facilitava a vida de qualquer armador, principalmente no começo da carreira, quando jogava de falso 9 sob o comando de Pep Guardiola.

Durante muitos anos, Daniel foi o jogador que mais serviu ao craque argentino, com 42 assistências. Até que, na temporada 2019/2020, o uruguaio Luis Suárez ultrapassou o brasileiro, somando ao total 47 assistências durantes os seis anos em que formou ataque ao lado de Messi.

No entanto, nos oitos anos em que esteve no Barça, não faltaram referências no ataque para que o brasileiro pudesse exercer o papel de garçom pelo lado direito no gramado do Camp Nou.

Assim que chegou ao clube culé, na temporada 2008/2009, após se destacar pelo Sevilla, Samuel Eto’o era o homem-gol do time. O camaronês foi peça importante na conquista da Liga dos Campeões de 2009. Naquele ano, o francês Thierry Henry ainda fazia parte do elenco blaugrana.

Artilheiro da Copa do Mundo de 2010, David Villa foi outra estrela que desembarcou na Catalunha para integrar o ataque do Barcelona. Em 2013, foi a vez de Neymar Jr ser opção no ataque do time catalão. E, no ano seguinte, Luis Suárez chegou ao clube, formando o trio de ataque MSN.

Candidatos

Passados cinco anos desde a saída de Dani Alves do Barça, o cenário de ataque encantador deu lugar a um time em reconstrução, sem grandes estrelas do futebol mundial e sem o maior jogador da história do clube, já que Messi foi para o PSG no começo da temporada.

5 imagens
Memphis Depay em partida contra o Celta de Vigo
Martin Braithwaite em duelo contra a Real Sociedad
Ousmane Dembele em jogo contra o Dinamo de Kiev, pela Liga dos Campeões
Ansu Fati em duelo contra o Dinamo de Kiev, pela Liga dos Campeões
1 de 5

Sergio Agüero em partida contra o Alavés

Pedro Salado/Quality Sport Images/Getty Images
2 de 5

Memphis Depay em partida contra o Celta de Vigo

Juan Manuel Serrano Arce/Getty Images
3 de 5

Martin Braithwaite em duelo contra a Real Sociedad

David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images
4 de 5

Ousmane Dembele em jogo contra o Dinamo de Kiev, pela Liga dos Campeões

Andrey Lukatsky/BSR Agency/Getty Images
5 de 5

Ansu Fati em duelo contra o Dinamo de Kiev, pela Liga dos Campeões

Andrey Lukatsky/BSR Agency/Getty Images

Contratado ainda no final da temporada passada, Sérgio Agüero mal entrou em campo nesta temporada. Além das lesões, o ex-atacante do Manchester City teve uma arritmia cardíaca e talvez não volte a jogar futebol. Em cinco jogos, o argentino marcou apenas um gol, na derrota para o Real Madrid no Campeonato Espanhol.

Principal contratação, a pedido do então técnico Ronald Koeman, Memphis Depay chegou ao time para reforçar o ataque ao lado de Messi, Mas com a saída de Messi e de Antoine Griezmann, emprestado ao Atlético de Madrid, o atacante holandês tem tido dificuldades para fazer o ataque engrenar.

De qualquer modo, Depay será uma das opções que Daniel Alves terá nas jogadas ofensivas do Barcelona. Em 16 jogos, ele marcou apenas seis gols e duas assistências.

Trazido ao elenco blaugrana em 2019 para eventuais ausências de Luis Suárez, Martin Braithwaite veio do Leganés sob fortes desconfianças. Com a saída do uruguaio, o dinamarquês passou a ser mais usado, mas com desempenho aquém do esperado por torcedores. No momento, é improvável que o brasileiro tenha uma parceria com o atacante, que na atual temporada disputou apenas três jogos, tendo feito dois gols e uma assistência.

Adquirido junto ao Borussia Dortmund assim que o Barcelona vendeu Neymar, Ousmane Dembélé ainda não se firmou na equipe. Além das lesões, jogador foi criticado pelo comportamento fora das quatro linhas. Apesar da decepção, o novo técnico, Xavi Hernández, disse que conta com o atacante para colocar em prática a proposta de jogo que deseja implementar.

Desde o início do calendário atual, o francês tem apenas 25 minutos em campo. Antes de pensar em um entrosamento com o atacante, Daniel precisa torcer para que ele ao menos esteja saudável.

Joia das categorias de base, Ansu Fati é visto por muitos como o futuro do Barça. Um dos jogadores mais jovem a marcar com a camisa azul-grená, o jovem já demostrou ser diferenciado, mas ultimamente vem sofrendo com lesões, algumas graves.

Em oito partidas na temporada, a promessa do Barcelona marcou quatro gols e uma assistência.  Será um dos atletas com quem Daniel pode ter bom entendimento dentro de campo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?