Sem Jorge Jesus, João de Deus assume o comando no Flamengo
O treinador do Rubro-Negro recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Botafogo e será substituído pelo auxiliar contra o Bahia
atualizado
Compartilhar notícia
O técnico português Jorge Jesus chegou em junho ao Flamengo com um staff composto por mais de sete pessoas. Entre os homens de confiança, o auxiliar João de Deus era o destaque. Neste domingo (10/11/2019), diante do Bahia, no Maracanã, o braço direito de Jesus será também sua voz em campo. Isso porque o técnico está suspenso – recebeu o terceiro cartão amarelo – e será substituído por ele.
João de Deus, 43 anos, costuma ser a sombra de Jorge Jesus em campo. A cada substituição, é ele quem chega próximo ao suplente e passa as orientações.
Ex-zagueiro em Portugal, João não será um marinheiro de primeira viagem como técnico. Depois de aposentar dos gramados, ele chegou a comandar equipes modestas do seu país de origem como Gil Vicente, Vitória de Setúbal, Lusitano Évora, Barreirense e até o Sporting B. Também teve experiência na seleção de Cabo Verde e Angola.
A carreira, no entanto, não alavancou. Em 2018/19, foi convidado por Jorge Jesus para compor a comissão técnica do Al-Hilal. A parceria deu certo e a dupla está junta novamente no Flamengo.
Tão dedicado ao futebol quanto Jesus, João de Deus não deve repetir as mesmas atitudes cinematográficas do chefe à beira do gramado. Mais calmo, a tendência é que se concentre mais em orientar os atletas.
Jorge Jesus volta a comandar o Flamengo somente no próximo fim de semana, contra o Grêmio, em Porto Alegre.