Seleções se recusam a jogar repescagem na Rússia após ataque à Ucrânia
Polônia, República Tcheca e Suécia emitiram comunicado em conjunto sobre a falta de segurança no país russo em meio aos ataques à Ucrânia
atualizado
Compartilhar notícia
Em meio aos ataques da Rússia contra a Ucrânia, viagens aos países envolvidos estão sendo canceladas. Um dos locais de disputa da repescagem para Copa do Mundo no Catar, o país russo não será visitado por seleções europeias.
Em comunicado em conjunto, Polônia, República Tcheca e Suécia falaram sobre a falta de segurança no país russo em meio aos ataques à Ucrânia que não fará partidas por lá.
“Com base no atual desenvolvimento alarmante do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, incluindo a situação de segurança, as federações de futebol da Polônia, Suécia e República Tcheca expressam sua firme posição de que os jogos dos playoffs para a qualificação para a Copa do Mundo de 2022 no Catar, agendados para 24 e 29 de março de 2022, não devem ser jogados no território da Federação Russa”.
Embora Uefa e Fifa ainda devam se reunir para decidir como ficarão as competições em meio às tensões na Rússia e e Ucrânia, as seleções europeias agiram de imediato.
“Os assinantes deste apelo não consideram viajar para a Rússia e jogar partidas de futebol lá. A escalada militar que estamos observando traz sérias consequências e uma segurança consideravelmente menor para os times de futebol e delegações oficiais do nosso país”.
As partidas ocorrem nos dias 24 e 29 de março. A Polônia encara a Rússia em Moscou. Já o vencedor de Suécia x República Tcheca pode enfrentar os russos.