metropoles.com

Seleção Olímpica: CBF ignora oferta e atletas ficam sem vacina do COB

A vacinação das comissões que vão ao Japão começou na última sexta-feira (14/5), no Rio e ocorrerá em mais cinco cidades

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Wagner Meier/Getty Images
Ana Marcela da Cunha vacina Covid-19
1 de 1 Ana Marcela da Cunha vacina Covid-19 - Foto: Wagner Meier/Getty Images

Entre as confederações nacionais, a Confederação Brasileira de Futebol foi a única a não responder à oferta do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do governo federal para vacinar contra a Covid-19 as delegações que vão para a disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020. A vacinação das comissões começou na última sexta-feira (14/5), no Rio e ocorrerá em mais cinco cidades.

No início, a CBF precisou enviar uma lista ao COB informando quantas pessoas receberiam a imunização, mas como as convocações ainda não estão definidas, a entidade enviou uma relação com cerca de 300 nomes. O Comitê julgou a lista extensa demais e informou que não incluiria os jogadores como vacináveis, mas o governo federal escolheu não vetar ninguém. Depois disso, então, a CBF não respondeu mais.

Desta forma, nenhum jogador de futebol, tanto da Seleção masculina quanto da feminina, aparece nas listas enviadas aos postos de vacinação. No entanto, a CBF ainda pretende imunizar os atletas. Em nota, a entidade informou ter “conversas avançadas” com os órgãos competentes do governo nacional para que as vacinas oferecidas pela Conmebol possam ser aplicadas no Brasil, em conformidade com o PNI.

Além disso, a CBF disse que as seleções olímpicas receberiam a vacina pelo programa de imunização do COI (Comitê Olímpico Internacional), mas, segundo a coluna Olhar Olímpico do UOL, essa possibilidade é improvável, já que os postos já foram desmobilizados. Uma opção é que a vacinação ocorra nos Estados Unidos, em Portland, um dos locais cotados para a preparação do time masculino.

De acordo com a entidade brasileira, a logística da imunização só será definida quando as listas de convocadores forem anunciadas, algo ainda sem data marcada. “As informações adicionais serão comunicadas pela Comissão Médica da CBF, à medida em que todas as condições e planos estiverem integralmente ajustados”, informou.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?