Seleção da pandemia: como o panorama atual afeta as escolhas de Tite
Os principais países da Europa estão com restrições quanto à chegada de brasileiros e a chances dos atletas serem liberados é mínima
atualizado
Compartilhar notícia
A pandemia do novo coronavírus está ameaçando a convocação da Seleção Brasileira para as Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. Os principais países da Europa estão com restrições quanto à chegada de brasileiros e a chance dos times liberarem os atletas é muito pequena.
Inglaterra, França, Espanha, Itália, Portugal e Holanda, por onde estão espalhados os principais nomes convocados por Tite recentemente, estão sendo muito rígidos com a entrada de brasileiros. A Alemanha é a única que está recebendo pessoas do país, podendo ser necessário um período de quarentena.
Segundo o Skyscanner, Portugal não autoriza a entrada de turistas do Brasil até o dia 16 de março; a Espanha não permite até 31 de março; a Itália até 5 de março; a Inglaterra não permite a entrada da pessoa que passou os últimos 10 dias no Brasil, mas pode entrar quem tiver residência no país, sob a restrição de passar 10 dias de quarentena, em um quarto de hotel aprovado, não podendo ser liberado do isolamento sequer com a apresentação de um resultado de teste negativo para a Covid-19; França e Holanda não autorizam de maneira alguma.
Com isso, nomes como Neymar, Coutinho, Casemiro, Ederson, Alisson, Firmino, Thiago Silva, Marquinhos, Fabinho, Richarlison, Everton Cebolinha e tantos outros, podem ficar de fora da próxima convocação de Tite. Jurgen Klopp, do Liverpool, já deixou claro que não deve liberar os atletas estrangeiros.
“Acho que todos os clubes (da Premier League) com os mesmos problemas concordam que não podemos simplesmente deixar os meninos irem e resolver a situação quando eles retornarem com a quarentena de 10 dias em um hotel ou algo assim. Isso simplesmente não é possível”, disse o alemão.
Veja os nomes que dificilmente serão convocados entre os que já foram chamados e os que poderiam chamar a atenção do treinador da Seleção:
Alemanha: Douglas Costa (Bayern de Munique)
Espanha: Renan Lodi e Felipe (Atlético de Madrid), Éder Militão, Marcelo, Casemiro, Vinícius Jr e Rodrygo (Real Madrid), Coutinho (Barcelona)
França: Lucas Paquetá e Bruno Guimarães (Lyon), Marquinhos, Rafinha Alcântara e Neymar (PSG)
Inglaterra: Ederson, Fernandinho e Gabriel Jesus (City), Alex Telles e Fred (United), Thiago Silva (Chelsea), Alisson, Fabinho e Firmino (Liverpool), Allan, Richarlison e Bernard (Everton), Lucas Moura e Carlos Vinícius (Tottenham), Douglas Luiz (Aston Villa), Gabriel Magalhães, David Luiz, Willian e Martinelli (Arsenal) e Raphinha (Leeds)
Itália: Rafael Tolói (Atalanta), Alex Sandro, Danilo e Arthur (Juventus), Roger Ibañez e Bruno Peres (Roma), Andreas Pereira e Lucas Leiva (Lazio), Samir, Rodrigo Becão e Walace (Udinese)
Portugal: Lucas Veríssimo, Everton Cebolinha e Pedrinho (Benfica), Otávio, Felipe Anderson e Evanilson (Porto)
Holanda: David Neres e Antony (Ajax)
A solução para Tite, então, será focar nos jogadores que atuam no Brasil. Nas últimas, ele chamou Rodrigo Caio, Everton Ribeiro e Pedro do Flamengo, Gabriel Menino e Weverton do Palmeiras e essas opções devem continuar na cabeça do treinador.
Confira alguns nomes que podem pintar na convocação da “Seleção da pandemia”, na opinião do Metrópoles:
Goleiros: Weverton (Palmeiras), Marcelo Lomba (Internacional) e Santos (Athletico-PR) *Éverson (Atlético-MG)
Laterais: Filipe Luís (Flamengo), Rodinei (Internacional), Guilherme Arana (Atlético-MG) e Gabriel Menino (Palmeiras) *Calegari (Fluminense), Felipe Jonatan (Santos) e Abner Vinícius (Athletico-PR)
Zagueiros: Rodrigo Caio (Flamengo), Rodrigo Moledo (Internacional), Nino (Fluminense) e Geromel (Grêmio) *Igor Rabello (Atlético-MG)
Meio-campistas: Gerson (Flamengo), Everton Ribeiro (Flamengo), Edenílson (Internacional), Jean Pyerre (Grêmio), Raphael Veiga (Palmeiras) e Patrick (Internacional) *Willian Arão (Flamengo), Matheus Henrique (Grêmio), Lucas Silva (Grêmio) e Vina (Ceará)
Atacantes: Gabigol (Flamengo), Bruno Henrique (Flamengo), Thiago Galhardo (Internacional), Keno (Atlético-MG), Luiz Adriano (Palmeiras) e Marinho (Santos) *Pedro (Flamengo), Rony (Palmeiras), Luciano (São Paulo) e Claudinho (RB Bragantino)
*Menção honrosa para os nomes que podem entrar como opção
Os próximos compromissos do Brasil nas Eliminatórias estão marcados para os dias 26, contra a Colômbia, em Barranquilla, na Colômbia, e 30, diante da Argentina, na Arena Pernambuco.