Seleção Brasileira feminina tenta recuperar confiança contra a Itália
Mesmo sem Formiga, Seleção tem chances de garantir vaga na próxima fase da Copa do Mundo, mesmo com a derrota
atualizado
Compartilhar notícia
O último passo do Brasil na fase de grupos da Copa do Mundo Feminina será diante da Itália, já classificada para as oitavas de final com duas vitórias. As italianas bateram a Austrália por 2 x 1 na estreia e a Jamaica por 5 x 0. O duelo contra o time de Vadão será nesta terça-feira (18/06/2019), às 16h (horário de Brasília), na cidade de Valenciennes, no Stade du Hainaut (Estádio Hainaut).
O cenário para a classificação brasileira é otimista, afinal, ganhando, empatando ou até perdendo, a Seleção pode avançar para a próxima fase. Mas a derrota de virada diante da Austrália, na última partida, desanimou não só a torcida como também as jogadoras. Em entrevista para a Fifa, Marta falou sobre as marcas deixadas por esse tropeço e da expectativa para o futuro.
“A equipe não apresentou um desempenho que pudesse nos proporcionar o resultado certo, e é algo em que precisamos trabalhar. Todos nós temos que estar em sintonia uma com o outra.” Em caso de vitória ou empate, a classificação é garantida sem depender de mais nenhum resultado.
Na pior da alternativas, com vitória da seleção europeia, o Brasil ainda terá chances. De acordo com o regulamento, as quatro melhores entre as terceiras colocadas dos grupos ganham vaga nas oitavas de final. A Seleção se encaixa nesse requisito, graças aos resultados dos Grupos E e F, nos quais as equipes de Camarões, Nova Zelândia, Chile e Tailândia não pontuaram nas duas primeiras rodadas e não devem ficar entre as melhores terceiras colocadas. Caso o Brasil sofra muitos gols na derrota e perca uma quantidade significativa de saldo, abrirá portas para outros times roubarem a vaga.
O que esperar da Itália
No início da competição, apostava-se que a Austrália e o Brasil brigariam pelo topo do Grupo C. Mas, logo na primeira partida, a Itália quebrou todas as expectativas e mostrou que veio pra mudar todas as opiniões. Contra as aussies, as italianas lutaram de igual para igual até o fim e, além de terem dois gols anulados durante a partida, buscaram a virada nos acréscimos.
Contra a Jamaica, já era de se esperar tamanha soberania, mas as europeias também fizeram questão de aplicar uma goleada para cravar o favoritismo indiscutível do grupo. Em duas rodadas, elas conseguiram colocar o país nas oitavas de final da Copa do Mundo Feminina da França. Além da jovem promessa de 21 anos, Manuela Giugliano, e das artilheiras Girelli (três gols), Bonansea e Galli (dois cada), o Brasil precisará passar pela guardiã da meta italiana, Laura Giuliani, eleita a segunda melhor em campo contra a Austrália, de acordo com o portal de estatísticas SofaScore.
Retrospecto
Nos confrontos anteriores com o Brasil, as italianas levaram a pior. Ambos foram amistosos em 2016. O primeiro, 3 x 1, no dia 14 de dezembro, e o outro, quatro dias depois, um 5 x 3. A capitã italiana, Sara Gama, reconheceu a superioridade brasileira em coletiva: “Queremos ficar em primeiro lugar, mantendo em mente o fato de que o Brasil é uma equipe superior a nós no papel e tem grandes jogadoras que podem nos dar trabalho.”
A Seleção não contará com o futebol de Formiga para a partida desta terça-feira. A jogadora, que já bateu recorde nesta Copa, tomou dois cartões amarelos nos últimos jogos e está suspensa. Thaisa Moreno é o provável nome para substituí-la e Andressinha terá sua primeira chance de entrar em campo. Andressa Alves é outra baixa na amarelinha por lesão. A meia sentiu a região posterior da coxa durante o treino de ontem (17/06/2019) e, após a realização de exames médicos, confirmou-se a ausência da jogadora do Barcelona. Ainda não se sabe quem Vadão irá colocar no lugar dela. Do lado azul, nenhuma jogadora ficará de fora por suspensão ou lesão.
Ficha técnica
Escalações (prováveis):
Brasil: Bárbara; Letícia Santos, Kathellen, Mônica, Tamires; Andressa Alves*, Andressinha, Thaisa Moreno, Debinha; Cristiane e Marta. Técnico: Vadão
Itália: Laura Giuliani; Alia Guagni, Sara Gama, Elena Linari, Elisa Bartolli; Valentina Bergamaschi, Manuela Giugliano, Valentina Cernoia; Cristina Girelli, Barbara Bonansea e Ilaria Mauro. Técnica: Milena Bertolini
Local: Stade du Hainaut, Valenciennes (França)
Data: Terça-feira (18/06/2019)
Horário: 16h
Arbitragem: Lucila Venegas Montes (México)
Transmissão: TV Globo e SporTV