Segue o líder: Flamengo domina ranking digital dos clubes
Ibope mostra que o clube carioca amplia a vantagem a cada mês. Em Minas, Atlético-MG supera o Cruzeiro. No Sul, Grêmio à frente do Inter
atualizado
Compartilhar notícia
A pesquisa Ibope do mês de setembro mostra que Flamengo, Corinthians, Internacional, Athletico-PR e Palmeiras foram os clubes brasileiros com maior crescimento em suas bases digitais. Juntos, eles correspondem a 718 mil inscritos, mais de dois terços (61%) do total de novas inscrições nas contas oficiais dos clubes de futebol durante o último mês.
O Flamengo segue ampliando sua vantagem na liderança do ranking digital e registrou um feito de grande destaque. Em 2019, o clube carioca já acumulou, entre janeiro e setembro, quase 3,4 milhões de novos inscritos em suas redes sociais oficiais. Esse volume representa o dobro de seu resultado durante todo o ano de 2018 (1,7 milhão de novos inscritos), uma variação de 98% na comparação dos dois períodos.
Como em todos os meses de 2019, o Flamengo liderou crescimento absoluto mensal. Durante todo o mês de setembro, a equipe somou 405 mil novos seguidores. O rubro-negro foi líder em crescimento em todas as redes monitoradas: Facebook (14 mil novos inscritos), Twitter (61 mil), YouTube (98 mil) e Instagram (231 mil), este último responsável por 57% do crescimento flamenguista no período. No Instagram os flamenguistas também comemoram a marca inédita entre os clubes nacionais de 5 milhões de seguidores na plataforma.
O Corinthians ficou em segundo lugar no crescimento geral de setembro com 94 mil novas curtidas em suas páginas oficiais. No Instagram foi o segundo clube que mais ampliou seu saldo, somando 84 mil novos seguidores. A plataforma de fotos permanece sendo o principal motor do desenvolvimento digital corintiano, representando 90% ganho alvinegro.
Outro clube a comemorar uma importante marca foi o Santos, que neste mês atingiu 1 milhão de seguidores em sua conta oficial no Instagram. Juntamente com o Santos, apenas 11 clubes possuem um saldo superior a 1 milhão nessa plataforma, que tem sido o principal motor em termos de novas curtidas. No decorrer do mês de setembro, o Instagram foi responsável por trazer 66% do volume de novos inscritos considerando os 45 clubes monitorado.
Surpresas
Em meio às certezas apontadas pelo ranking, há também algumas surpresas. Próximo de fechar as portas após perder um jogo por W.O. e atolado em dívida, o Figueirense ocupa um lugar entre os clubes que somam mais de 1 milhão de seguidores. Atualmente na Série B do Campeonato Brasileiro, o time catarinense está em 22º no ranking.
Outro time que não chama atenção pelo bom futebol, mas é sucesso nas redes sociais, é o Íbis. A equipe pernambucana não figura em nenhuma série do futebol brasileiro, mas é seguida por mais de 400 mil pessoas. O número poderia ser ainda maior, mas o Íbis não conta com canal oficial no YouTube.