metropoles.com

Querendo sediar o Mundial, EUA define locais de disputa da competição

Estados Unidos está na briga para receber o Mundial de Clubes de 2023; China é outro possível destino da competição

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Matthew Lewis – FIFA/FIFA via Getty Images
Mundial de Clubes
1 de 1 Mundial de Clubes - Foto: Matthew Lewis – FIFA/FIFA via Getty Images

A possibilidade do Mundial de Clubes ser disputado nos Estados Unidos ganhou força e a direção da Concacaf (Confederação das Américas do Norte, Central e Caribe) e a federação norte-americana sugeriram duas opções combinadas de cidades nos Estados Unidos para receberem a competição. A China também está na briga.

A primeira é Seattle, onde o clube local Seattle Sounders, primeiro representante da MLS (Liga de futebol dos EUA) no Mundial, seria a principal sede da competição. Os jogos seriam no Lumen Field, estádio que abriga o clube de futebol e também o Seattle Seahawks, do futebol americano.

Além disso, outros dois estádios serviriam como estádios secundários em Los Angeles. Um deles seria o Levi’s Stadium, em Santa Clara, e o Rose Bowl, em Pasadena. Vale destacar que o Lumen Field e o Levi´s Stadium serão sedes da Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México.

Já a segunda opção é em ter a Flórida como local sede da competição, com partidas sendo disputadas em Orlando e Miami. Essa opção é a que agrada mais a Fifa por conta do público latino, mais forte na região, e o menor deslocamento para os viajantes que irão se deslocar da Europa, da América do Sul e da África.

Vale lembrar que a Fifa não permite que dois clubes do mesmo país participe do Mundial, com isso, caso os EUA seja confirmado como local sede, o Pumas do México participará por ter sido o vice-campeão da Liga dos Campeões da Concacaf e entrará logo na primeira fase para enfrentar o Auckland City, campeão da Oceania.

Outros clubes já classificados são Real Madrid, vencedor da Champions League, e o africano Wydad, do Marrocos, também já estão classificados. A vaga da América do Sul será decidida apenas no dia 29/10, quando sairá o campeão da Libertadores onde Flamengo e Athletico-PR estão na disputa.

Por conta da Copa do Mundo do Catar, o Mundial de Clubes foi adiado para 2023, onde provavelmente será disputado em fevereiro do ano seguinte como nas edições de 2020 e 2021. No entanto, o campeão asiático só será conhecido no dia 10 de fevereiro, sendo mais uma pedra no sapato da entidade que ainda não definiu a data de disputa da competição.

Existe  possibilidade de ser disputado em março, porém, irá coincidir com a oitavas de final da Champions, que provavelmente contará com a presença do Real Madrid, representante europeu no Mundial.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?