São Paulo é absolvido de acusação por gestos racistas de torcedores
Os auditores entenderam que não foi possível confirmar que os gestos feitos pelos torcedores do tricolor tiveram cunho racista
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta quarta-feira (10/8), o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) absolveu o São Paulo da acusação de que torcedores do time paulista teriam feito gestos racistas contra torcedores do Fluminense, em duelo realizado entre as duas equipes no último dia 17 de julho.
Em um registro que circulou nas redes sociais, um homem de camisa vermelha faz gestos semelhantes ao de um macaco em direção a torcedores do Fluminense. Em outro vídeo, é possível ver que um torcedor, que veste uma camisa em homenagem ao ídolo Leônidas da Silva, também imita um macaco. Nas imagens, é possível ver a aproximação de policiais militares, que pouco fazem.
Os auditores entenderam que não foi possível afirmar que os gestos feitos pelos torcedores do tricolor tiveram cunho racista. Caso o São Paulo fosse condenado, teria de pagar multa no valor de R$ 100 a R$ 100 mil, de acordo com o artigo 243-G, que trata da prática de ato discriminatório relacionado a preconceito, entre eles, a discriminação por cor.
🚨⚠️ RACISMO NO MORUMBI
Torcedor do São Paulo imita macaco em direção ao setor da torcida do Fluminense.
📽 Reproduçãopic.twitter.com/xgdA3TlW1Y
— Goleada Info (@goleada_info) July 18, 2022