São Paulo convive com fantasma das quartas da Copa do Brasil
O tricolor recebe o América no Morumbi pelo jogo de ida das quartas de final; aproveitamento nesta fase da competição é desfavorável
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta quinta-feira (28/7), São Paulo e América-MG entram em campo pelo jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil, as 20h, no Morumbi.
Para chegar até o confronto contra o time mineiro, o São Paulo eliminou o Juventude na 3ª fase e o rival Palmeiras nas oitavas de final. Já o Coelho deixou pelo caminho o CSA e o Botafogo.
O vencedor do confronto vai enfrentar Flamengo ou Athletico-PR na semifinal.
Histórico tricolor
O Tricolor Paulista está buscando exorcizar o fantasma das quartas de final, fase em que não tem um bom aproveitamento, para ir em busca do título inédito da competição. Além de ser uma conquista inédita, o time do Morumbi aposta suas fichas na Copa do Brasil visando verbas e premiações.
O São Paulo já chegou as quartas de final em 13 edições, porém, só conseguiu a classificação em cinco oportunidades e deu adeus a competição nas outras oito. Veja o desempenho do Tricolor:
1990 – Criciúma (eliminado)
1993- Cruzeiro (eliminado)
1995- Grêmio (eliminado)
1998- Vasco (eliminado)
2000- Palmeiras (classificado)
2001- Grêmio (eliminado)
2002- Vasco (classificado)
2003- Goiás (eliminado)
2011- Avaí (eliminado)
2012- Goiás (classificado)
2015- Vasco (classificado)
2020- Flamengo (classificado)
2021- Fortaleza (eliminado)
Das cinco vezes em que se classificou para a semifinal, o clube foi eliminado em quatro para Corinthians (2002), Coritiba (2012), Santos (2015) e Grêmio (2020). A única vez em que chegou a grande final foi em 2000, quando amargou o vice campeonato para o Cruzeiro.
Para o confronto contra o América, o Tricolor já conta com o meio campista argentino Galoppo, regularizado no BID da CBF.
Histórico do confronto
O confronto aconteceu uma vez na Copa do Brasil. Em 1996, o Tricolor e o Coelho duelaram ainda na 1ª fase da competição. O duelo terminou com o triunfo paulista vencendo o jogo em Minas Gerais por 2 x 1 e em São Paulo por 4 x 1.
Além da Copa do Brasil, os dois times se cruzaram também em 2000 pela Copa João Havelange com o time do Morumbi vencendo por 3 x 0.
No geral, são 18 jogos entre os dois clubes, com larga vantagem do São Paulo. São 11 vitórias paulistas, cinco empates e apenas duas vitórias do clube mineiro.
Vale destacar que o América-MG nunca venceu o São Paulo no Morumbi.