metropoles.com

Santos toma a liderança em rodada imprevisível do Brasileirão

Empate do Palmeiras deu ao Peixe a chance que o time da baixada precisava. Nesta segunda-feira termina a 12ª jornada da competição

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bruna Prado/Getty Images
Flamengo v Botafogo – Brasileirao Series A 2019
1 de 1 Flamengo v Botafogo – Brasileirao Series A 2019 - Foto: Bruna Prado/Getty Images

O Campeonato Brasileiro tem um novo líder. O Santos bateu o Avaí em casa e, graças ao empate do Palmeiras, tomou do Verdão a liderança do torneio. A 12ª rodada foi recheada de jogos que mudaram o curso da competição nas duas pontas, ou seja, na briga pelo título e pelas vagas na Libertadores e também no luta contra o rebaixamento. O Metrópoles preparou um resumo do que aconteceu de mais importante no fim de semana. A programação segue nesta segunda-feira (29/07/2019), com a disputa entre CSA e Grêmio.

Palmeiras x Vasco

Os donos da casa viam na partida a chance de se redimir depois do empate com o Godoy Cruz, pela Libertadores. A trégua, porém, durou menos de cinco minutos, com o gol de Marrony, após cobrança de escanteio. O Palmeiras, porém, chegaria ao empate ainda no primeiro tempo, em um pênalti assinalado pelo VAR. Na cobrança, Gustavo Scarpa não deu chances a Fernando Miguel, empatando o jogo e dando números finais: 1 x 1. Para os paulistas, o resultado foi desastroso. O tropeço deu a chance que o Santos precisava para tomar a ponta (o que se confirmaria ao final deste domingo). Para o Vasco, entretanto, o empate teve sabor de vitória. Aliado aos outros resultados, o time Cruzmaltino se afastou um pouco mais do Z4 do Brasileirão.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Muita luta e entrega, levamos um ponto na bagagem. ⠀ Próxima partida diante do CSA é LOTAR! ⠀ sociogigante.com/ingressos ⠀ #VascoDaGama

Uma publicação compartilhada por Vasco (@vascodagama) em

Internacional x Ceará

Praticamente com o time todo reserva, por conta da disputa da Copa Libertadores, o Internacional conseguiu uma importante vitória em casa diante do Ceará. O 1 x 0 poderia ter sido um pouco mais confortável, mas o segundo gol do Colorado foi anulado com auxílio do VAR – o árbitro viu uma falta na origem da jogada. O triunfo mantém o bom momento do time gaúcho, que se mantém colado ao G4. Para o Ceará, a derrota freia o bom momento do time, ampliado depois da vitória diante do Palmeiras.

Cruzeiro x Athletico-PR

O que a Raposa mais temia, aconteceu. Jogando em casa, mas com o time reserva (os titulares foram poupados por conta da Libertadores), o time foi dominado pelo Furacão e se segue perigosamente próximo à zona de rebaixamento. O saldo só não foi pior porque, no outro jogo do sábado, o Fluminense também perdeu, evitando a entrada dos mineiros no Z4. Para os paranaenses, o triunfo impulsionou o time na briga por uma vaga na Libertadores do ano que vem.

Mailson Santana/Fluminense FC

Fluminense x São Paulo

Em momentos distintos do campeonato, os tricolores se enfrentaram no Maracanã pensando apenas na vitória. O empate seria o pior dos cenários para os dois clubes e, até os instantes finais da partida, era o resultado que apontava o placar. O cenário só mudou pouco antes dos acréscimos, quando um pênalti marcado com a ajuda do VAR deu ao São Paulo a chance de sair com a vitória. Na cobrança, Reinaldo, que já marcara o primeiro gol dos paulistas, fuzilou o goleiro Muriel e deu o triunfo ao clube do Morumbi.

Flamengo x Botafogo

O melhor jogo da rodada. Os dois times fizeram jus à tradição envolvida no clássico e fizeram uma partida movimentada do início ao fim. Recheada de alternativas, e sobretudo de gols, a batalha entre Flamengo e Botafogo só foi definida aos 28 minutos do segundo tempo, graças ao arremate de Bruno Henrique, em grande jogada coletiva do Rubro-Negro. A vitória por 3 x 2 dos comandados de Jorge Jesus fez com que time e torcida entrassem em comunhão antecipada, antes da partida contra o Emelec, a mais importante do Flamengo no ano, nesta quarta-feira (31/07/2019), na Copa Libertadores.

Santos x Avaí

No jogo que definiu o novo líder do Brasileirão, o Peixe não deu chances ao time da Ressacada. Mais uma vez contando com grande atuação do uruguaio Carlos Sánchez, o time paulista abriu o placar e, apesar de ter sofrido o empate, marcou o segundo gol. A fatura foi liquidada com o terceiro tento, pelos pés de Felipe Jonatan.

Fortaleza x Corinthians

O Corinthians tinha a difícil missão de bater o Fortaleza fora de casa e voltou para São Paulo com os três pontos na bagagem. Apesar do gol de Osvaldo ainda no primeiro tempo, os comandados de Fábio Carille tiveram a tranquilidade para não deixar que o Leão gostasse do jogo. Eles viraram a partida e venceram por 3 x 1. O terceiro gol, aliás, alcançado em um belíssimo chute de perna esquerda de Danilo Avelar. Com a vitória, o Corinthians se aproximou do G4 da Libertadores e deixou o Fortaleza um pouco mais longe do grupo que vai à Copa Sul-Americana.

Goiás x Atlético-MG

Os pouco mais de oito mil torcedores que compareceram ao Serra Dourada para acompanhar a partida de Goiás e Atlético-MG saíram decepcionados. Uma vitória do time da casa colocaria os goianos de vez na briga por um posto na Libertadores, mas o empate em 0 x 0 no fim das contas acabou sendo o resultado mais justo. A igualdade, porém, colocou o Galo no G4 e manteve o Goiás na nona colocação do Brasileirão.

Agência Galo/Divulgação

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?