Santos toma a liderança em rodada imprevisível do Brasileirão
Empate do Palmeiras deu ao Peixe a chance que o time da baixada precisava. Nesta segunda-feira termina a 12ª jornada da competição
atualizado
Compartilhar notícia
O Campeonato Brasileiro tem um novo líder. O Santos bateu o Avaí em casa e, graças ao empate do Palmeiras, tomou do Verdão a liderança do torneio. A 12ª rodada foi recheada de jogos que mudaram o curso da competição nas duas pontas, ou seja, na briga pelo título e pelas vagas na Libertadores e também no luta contra o rebaixamento. O Metrópoles preparou um resumo do que aconteceu de mais importante no fim de semana. A programação segue nesta segunda-feira (29/07/2019), com a disputa entre CSA e Grêmio.
Palmeiras x Vasco
Os donos da casa viam na partida a chance de se redimir depois do empate com o Godoy Cruz, pela Libertadores. A trégua, porém, durou menos de cinco minutos, com o gol de Marrony, após cobrança de escanteio. O Palmeiras, porém, chegaria ao empate ainda no primeiro tempo, em um pênalti assinalado pelo VAR. Na cobrança, Gustavo Scarpa não deu chances a Fernando Miguel, empatando o jogo e dando números finais: 1 x 1. Para os paulistas, o resultado foi desastroso. O tropeço deu a chance que o Santos precisava para tomar a ponta (o que se confirmaria ao final deste domingo). Para o Vasco, entretanto, o empate teve sabor de vitória. Aliado aos outros resultados, o time Cruzmaltino se afastou um pouco mais do Z4 do Brasileirão.
Internacional x Ceará
Praticamente com o time todo reserva, por conta da disputa da Copa Libertadores, o Internacional conseguiu uma importante vitória em casa diante do Ceará. O 1 x 0 poderia ter sido um pouco mais confortável, mas o segundo gol do Colorado foi anulado com auxílio do VAR – o árbitro viu uma falta na origem da jogada. O triunfo mantém o bom momento do time gaúcho, que se mantém colado ao G4. Para o Ceará, a derrota freia o bom momento do time, ampliado depois da vitória diante do Palmeiras.
Cruzeiro x Athletico-PR
O que a Raposa mais temia, aconteceu. Jogando em casa, mas com o time reserva (os titulares foram poupados por conta da Libertadores), o time foi dominado pelo Furacão e se segue perigosamente próximo à zona de rebaixamento. O saldo só não foi pior porque, no outro jogo do sábado, o Fluminense também perdeu, evitando a entrada dos mineiros no Z4. Para os paranaenses, o triunfo impulsionou o time na briga por uma vaga na Libertadores do ano que vem.
Fluminense x São Paulo
Em momentos distintos do campeonato, os tricolores se enfrentaram no Maracanã pensando apenas na vitória. O empate seria o pior dos cenários para os dois clubes e, até os instantes finais da partida, era o resultado que apontava o placar. O cenário só mudou pouco antes dos acréscimos, quando um pênalti marcado com a ajuda do VAR deu ao São Paulo a chance de sair com a vitória. Na cobrança, Reinaldo, que já marcara o primeiro gol dos paulistas, fuzilou o goleiro Muriel e deu o triunfo ao clube do Morumbi.
Flamengo x Botafogo
O melhor jogo da rodada. Os dois times fizeram jus à tradição envolvida no clássico e fizeram uma partida movimentada do início ao fim. Recheada de alternativas, e sobretudo de gols, a batalha entre Flamengo e Botafogo só foi definida aos 28 minutos do segundo tempo, graças ao arremate de Bruno Henrique, em grande jogada coletiva do Rubro-Negro. A vitória por 3 x 2 dos comandados de Jorge Jesus fez com que time e torcida entrassem em comunhão antecipada, antes da partida contra o Emelec, a mais importante do Flamengo no ano, nesta quarta-feira (31/07/2019), na Copa Libertadores.
Santos x Avaí
No jogo que definiu o novo líder do Brasileirão, o Peixe não deu chances ao time da Ressacada. Mais uma vez contando com grande atuação do uruguaio Carlos Sánchez, o time paulista abriu o placar e, apesar de ter sofrido o empate, marcou o segundo gol. A fatura foi liquidada com o terceiro tento, pelos pés de Felipe Jonatan.
Fortaleza x Corinthians
O Corinthians tinha a difícil missão de bater o Fortaleza fora de casa e voltou para São Paulo com os três pontos na bagagem. Apesar do gol de Osvaldo ainda no primeiro tempo, os comandados de Fábio Carille tiveram a tranquilidade para não deixar que o Leão gostasse do jogo. Eles viraram a partida e venceram por 3 x 1. O terceiro gol, aliás, alcançado em um belíssimo chute de perna esquerda de Danilo Avelar. Com a vitória, o Corinthians se aproximou do G4 da Libertadores e deixou o Fortaleza um pouco mais longe do grupo que vai à Copa Sul-Americana.
2T | 34 min: Avelar solta uma bomba da entrada da área e a bola vai na gaveta pra ampliar o placar para o #Timão!#FORxSCCP (1-3) #VaiCorinthians pic.twitter.com/AfZ5d0hAgs
— Corinthians (@Corinthians) July 28, 2019
Goiás x Atlético-MG
Os pouco mais de oito mil torcedores que compareceram ao Serra Dourada para acompanhar a partida de Goiás e Atlético-MG saíram decepcionados. Uma vitória do time da casa colocaria os goianos de vez na briga por um posto na Libertadores, mas o empate em 0 x 0 no fim das contas acabou sendo o resultado mais justo. A igualdade, porém, colocou o Galo no G4 e manteve o Goiás na nona colocação do Brasileirão.