Santos inicia Brasileiro com a missão de não cair em seu 111º ano
Pelo terceiro ano consecutivo, Peixe inicia temporada no campeonato nacional sob a desconfiança da torcida
atualizado
Compartilhar notícia
O Santos completou, na última sexta-feira (14/4), 111 anos. A história do clube é repleta de títulos importantes e grandes jogadores que deixaram sua marca nos gramados da Vila Belmiro. O panorama em 2023, no entanto, passa longe do desejado pelo torcedor.
Sob a desconfiança do desempenho que o time vem apresentando por mais um ano, o time inicia sua caminhada no Campeonato Brasileira tentando espantar o fantasma do rebaixamento.
Neste domingo (16/4), a equipe estreia na competição fora de casa contra o Grêmio. Nos últimos três jogos, a equipe de Odair Hellman obteve três vitórias consecutivas sem sofrer um gol. No entanto, nenhuma das atuações foi suficiente para apagar o vexame da eliminação ainda na primeira fase do Campeonato Paulista.
Sob a gestão de Andrés Rueda, o clube da Baixada Santista não chegou a nenhum mata-mata do estadual, para a revolta da torcida. Para piorar, o Peixe apresentou apenas três reforços para a temporada, três jogadores vindos do modesto Água Santa, finalista do Paulista, mas que não configura entre as principais equipes do país.
Sem os reforços de peso que desejava, a torcida teme que o time não tenha forças para manter um dos principais motivos de orgulho: o fato de nunca ter sido rebaixado em nenhum dos torneios que disputa. Esse risco, no entanto, se tornou constante nos anos de administração de Rueda.
Seja pelo peso da camisa, ou pela força que vem das arquibancadas da Vila Belmiro, o Santos realmente não chegou a terminar os campeonatos de 2021 e 2022 perto das últimas posições, terminando em 10º e 12º respectivamente. No entanto, a grande quantidade de times tradicionais na edição deste ano faz com o que temor seja ainda maior que nas outras edições.
Para o confronto contra o Grêmio, o time contará com a volta de algumas peças que podem reforçar a equipe, entre elas estão Soteldo e Mendoza, titulares durante o início da temporada. Para evitar que os temores da torcida santista se confirme, o Peixe precisa empatar ou vencer o Grêmio fora de casa, para iniciar com tranquilidade o campeonato.
A bola rola para Grêmio e Santos à partir das 18h30.