metropoles.com

Santos goleia Juventude, se afasta do Z-4 e sonha com Libertadores

Peixe fez um bom jogo contra o lanterna do Brasileirão e goleou por 4 x 1 nesta segunda-feira (10/10)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Santos FC
Santos goleia o Juventude
1 de 1 Santos goleia o Juventude - Foto: Santos FC

Com direito a pintura do artilheiro Marcos Leonardo, o Santos voltou a comemorar uma vitória no Brasileirão nesta segunda-feira. Na Vila Belmiro, recebeu o lanterna Juventude e confirmou o favoritismo, goleando por 4 x 1, abrindo 10 pontos da zona de rebaixamento e resgatando o sonho de ainda brigar pelo G-8.

Depois de uma primeira etapa ruim, Orlando Ribeiro ajustou a equipe com três trocas no intervalo e o Santos deslanchou na fase final, com o artilheiro Marcos Leonardo deixando sua marca em belo gol por cobertura e com o questionado Madson também indo às redes. Lucas Braga anotou em dose dupla e foi um dos destaques do time.

O Santos ainda figura na segunda parte da tabela de classificação, no 11° lugar, com 40 pontos, mas se afastou de vez de qualquer risco de queda. São 10 pontos acima do Cuiabá, primeiro da zona de descenso. Já para o G-8, a distância é de somente 5 pontos do América-MG.

Melhorar o rendimento como visitante neste fim de temporada pode fazer o time santista brigar por algo grande no Brasileirão. Na segunda-feira o time vai até Bragança Paulista encarar o instável Red Bull Bragantino, tentando ganhar a terceira longe da Vila Belmiro para entrar de vez na briga pela Libertadores.

Com a suspensão de Nathan e a contusão de Madson (fratura na mão), Auro herdou a vaga na lateral direita. Orlando Ribeiro também mexeu na armação, com Lucas Barbosa ganhando a vaga de Luan para proporcionar mais velocidade na frente.

Antes de a bola rolar, o Santos fez uma homenagem ao Outubro Rosa com 11 mulheres do grupo Meninas do Peito acompanhando os jogadores ao gramado. O goleiro João Paulo, com camisa rosa, entrou acompanhado de sua mãe, Dona Néia, que venceu o câncer de mama.

Sob a bênção da mãe, a quem deu carinhoso beijo, João Paulo foi logo salvando o Santos no primeiro minuto, defendendo chute de Moraes que ia no ângulo. Sem jamais ganhar na Vila Belmiro, o Juventude se aventurava nos contragolpes aproveitando erros de passes do Santos.

Precisando da vitória para voltar a sonhar com o G-8 e, ao mesmo tempo, espantar a má fase dos últimos jogos, com cinco derrotas em seis partidas, a ordem era pressionar. Mas a dificuldade imposta pelos gaúchos, com forte marcação, obrigavam os paulistas a apelarem aos chuveirinhos.

Antes da primeira finalização do Santos, o Juventude voltou a assustar, com Chico acertando a trave em cobrança de falta. Quando o time da Vila Belmiro finalmente conseguiu encaixar uma jogada, tirou o zero do marcador, em lambança da defesa rival.

Cruzamento para a área, Paulo Miranda tenta afastar e acerta seu companheiro. A bola sobra para bomba de Sánchez e milagre de Pegorari. No rebote, gol de Lucas Braga e festa enorme dos jogadores.

Desgostoso com apresentação do time, mesmo com a vantagem no marcador, Orlando Ribeiro colocou reservas no aquecimento com 35 minutos de jogo. A marcação era relaxada e o ataque confuso, o que não o agradava.

Orlando Ribeiro mexeu em dose tripla no intervalo. E reforçou a marcação com Sandri, sem esconder que o Santos é quem tinha de jogar no contragolpe. Mais compacto, o Santos melhorou. E quase ampliou de cara. Despercebido no primeiro tempo, Marcos Leonardo soltou a bomba de fora da área e lamentou errar o alvo por pouco

Na segunda chance, porém, não decepcionou. Recebeu lançamento preciso de Ed Carlos, ganhou na velocidade de Paulo Miranda e encobriu Pegorari em toque de classe. Festejou com a torcida. Retornando de lesão e ainda sob cobrança da arquibancada Madson ampliou de cabeça, aos 17 minutos. Mas preferiu por um festejo silencioso, sentado no gramado.

O sufoco sofrido nos 45 minutos iniciais não se repetiu na fase final. Na verdade, só o Santos jogava. Aos 29, Lucas Braga deixou Ângelo na cara do goleiro para ele desencantar na Vila. O jovem, porém, optou por devolver ao companheiro, que livre, transformou a vitória em goleada.

A torcida fazia festa e gritava pela entrada do garoto Miguelito, atacante boliviano de 18 anos, quando Bruno Nazário bateu de longe e diminuiu. Orlando Ribeiro atendeu a torcida e escalou o jovem, que estava com cabelo raspado pelo trote dos companheiros. Com seus dribles, arrancadas e uma finalização perigosa, ele garantiu a festa até o apito final.

FICHA TÉCNICA

SANTOS 4 x 1 JUVENTUDE

SANTOS – João Paulo; Auro (Madson), Luiz Felipe, Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan; Rodrigo Fernández (Camacho), Carlos Sánchez (Sandri) e Lucas Barbosa (Ed Carlos); Ângelo, Lucas Braga (Miguelito) e Marcos Leonardo. Técnico: Orlando Ribeiro.

JUVENTUDE – Pegorari; Rodrigo Soares, Paulo Miranda, Thalisson Kelven e Moraes; Elton (Jean Irmer), Rafinha (Oscar Ruiz), Chico Kim (Bruno Nazário), Jadson (Yuri) e Capixaba (Felipe Pires); Pitta. Técnico: Lucas Zanella.

GOLS – Lucas Braga, aos 23 minutos do primeiro tempo; Marcos Leonardo, aos 8, e Madson, aos 17, Lucas Braga, aos 29, e Bruno Nazário, aos 31 do segundo.

ÁRBITRO – José Mendonça da Silva Júnior (PR).

CARTõES AMARELOS – Lucas Barbosa e Rodrigo Fernández (Santos).

RENDA – R$ 369.712,50.

PÚBLICO – 9.171 presentes.

LOCAL – Vila Belmiro, em Santos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?