Santos demite funcionário após tentativa de manipulação de resultado
O presidente do Peixe, Andres Rueda, afirmou que o caso ocorreu antes da partida entre Santos e Red Bull Bragantino no Brasileiro Feminino
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Andres Rueda, do Santos, denunciou durante uma entrevista coletiva nesta segunda-feira (20/6) uma tentativa de manipulação de resultados antes da partida entre Santos e Red Bull Bragantino pelo Campeonato Brasileiro Feminino nesse domingo (19/6). Um funcionário do Peixe tentou subornar uma jogadora do Massa Bruta antes da partida.
O profissional que trabalha pelo Peixe procurou um representante da equipe de Bragança para fazer o contato com uma das atletas. A atleta negou o pedido e fez a denúncia. Os funcionários das duas equipes acaram demitidos.
Confira o depoimento do mandatário do Santos sobre o caso.
“Talvez seja a cabeça do iceberg do que acontece no nosso futebol. Talvez por isso tantas reclamações. Um funcionário do Santos, do futebol feminino, se utilizou de um intermediário de um Bragantino para subornar uma jogadora para um resultado elástico no primeiro tempo para efeito de apostas. Como o Bragantino já estava classificado, tentou-se esse suborno. A jogadora prontamente recusou a proposta, comunicou seus superiores e entraram em contato comigo, apresentando inclusive propostas materiais, com prints de conversas. Tão logo chegou ao nosso conhecimento, junto com o presidente do Bragantino, tomamos algumas providências. De imediato, demitimos por justa causa um dos envolvidos”, contou Rueda.
O presidente ainda deu detalhes de como a denúncia foi montada.
“Oficiamos a CBF e colocamos provas e prints, com uma passagem inclusive do início do jogo. O funcionário deu envelope para a quarta árbitra na frente da juíza. Abrimos um boletim de ocorrência também para apuração criminal dos fatos. E estamos preparando material para encaminhar ao Ministério Público”, explicou.
Rueda colocou em dúvida se recentes erros de arbitragem registrados em outros campeonatos podem ter ligação com esse tipo de tentativa de manipulação de resultados. Recentemente, o Santos reclamou de erros constantes em suas partidas do Campeonato Brasileiro masculino.
“Apuraremos de onde vem tudo isso e até onde chega essa podridão. Tudo isso nos faz pensar: para onde está indo nosso futebol? Todo o trabalho, no âmbito desportivo e financeiro, e como todos os clubes sofrem, pode não valer nada quando elementos estranhos tentam… Querem conseguir alterar os resultados das partidas. Todos estão reclamando sobre a arbitragem e ninguém entende. Talvez agora as coisas comecem a ficar mais claras. Vamos solicitar à toda comunidade que quer o bem do futebol: imprensa, clubes, CBF, FPF… Que se juntem e exijam imediatamente a profissionalização da arbitragem e investigação em todas as séries do futebol brasileiro para apurar se os eventuais erros realmente são erros”, cobrou o mandatário.
O Red Bull Bragantino emitiu uma nota se pronunciando sobre o caso.
“O Red Bull Bragantino vem a público para, infelizmente, confirmar as alegações de assédio a uma das nossas jogadoras antes da partida contra o Santos, pelo Brasileirão Feminino.
A atleta da nossa equipe foi contatada, por meio de mensagens, com uma proposta de suborno para combinação de determinado resultado.
A jogadora prontamente recusou e informou aos superiores, que se certificaram em manter a lisura do jogo e encaminharam a denúncia a nossa diretoria.
Assim que cientes, tomamos todas as medidas internas, entramos em contato com o Santos para apresentar as provas do acontecido, e os dois clubes entregaram o material às autoridades competentes.
Lamentamos que esse tipo de assédio aconteça em nosso futebol e vamos trabalhar para coibir qualquer atitude que manche a integridade do esporte.”
As duas equipes empataram em 1 x 1.