metropoles.com

Santos aproveita expulsão, vira sobre Juventude e ganha 1ª fora

O Peixe chegou aos 17 pontos na classificação, ocupando a 6ª posição na tabela provisoriamente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Twitter/Reprodução
Marcos Leonardo
1 de 1 Marcos Leonardo - Foto: Twitter/Reprodução

Finalmente o Santos de Fabián Bustos voltou a vencer no Campeonato Brasileiro – além disso, o time conquistou sua primeira vitória fora de casa sob o comando do técnico argentino. O time bateu o Juventude, por 2 x 1, de virada, em Caxias do Sul e chegou aos 17 pontos na classificação, ocupando a 6ª posição na tabela provisoriamente. Mesmo apresentando um futebol cambaleante na primeira etapa, o time voltou melhor no segundo tempo e, com um a mais, buscou a vitória para alívio da torcida santista.

Em mais uma noite fria em Caixas do Sul, com 11 graus nos termômetros da cidade da Serra Gaúcha, Juventude e Santos fizeram um primeiro tempo de muita disposição e pouca qualidade de jogo, o que resultou em raras oportunidades de gol para os dois times.

O jogo mais arrastado parecia interessar mais ao time gaúcho, que tentava atrair o Santos para o seu campo para abrir um contra-ataque. Do lado paulista, a equipe parecia um pouco confusa na hora do ataque. Ricardo Goulart atuou os primeiros 45 minutos como segundo atacante e não produziu nada. O Santos precisou fazer uma alteração logo aos 13 minutos, quando o zagueiro Maicon se machucou e foi substituído por Velásquez.

O Juventude chegou ao gol aos 25 minutos. Chico recebeu na direita, teve tempo de olhar para a área e cruzou na medida para Ricardo Bueno, apenas acompanhado de longe pela marcação, cabecear com classe para abrir o placar.

Após sofrer o gol, o Santos adiantou seus jogadores e pressionou a saída de bola do time gaúcho. Contudo, a única chance efetiva foi em um chute de fora da área de Vinícius Zanocelo, que o goleiro César conseguiu espalmar para escanteio.

No final do primeiro tempo o Santos ficou com um jogador a mais em campo. Aos 46, Yuri Lima deu um carrinho violento em Jhojan Julio e recebeu o cartão amarelo. Alertado pelo VAR (Árbitro de Vídeo), Rodolpho Toski Marques revisou o lance e aplicou o cartão vermelho ao jogador do Juventude.

Com um a menos, o Juventude voltou fechado no segundo tempo, disposto a fazer da partida um jogo estilo ataque contra defesa, para tentar encontrar um contra-ataque para aumentar a vantagem no placar.

A tentativa do Juventude, que se recolhia todo em seu campo de defesa com os seus dez jogadores, foi por água abaixo logo aos 11 minutos. Com praticamente o time todo no campo de ataque, os paulistas chegaram ao empate. Em cobrança de falta de Jhojan Julio, o zagueiro Eduardo Bauermann desviou para deixar o placar igual.

Depois do gol de empate, o Santos passou a abusar dos cruzamentos para a área. Com um jogador a mais, contra a pior defesa do Brasileirão, o time não conseguia trocar passes, o que parecia irritar o técnico Fabián Bustos, que antes dos 30 minutos já havia feito as cinco alterações a que tinha direito – além de Velasquez no primeiro tempo, o técnico argentino mandou a campo Bruno Oliveira, Marcos Leonardo, Bryan Angulo e Ângelo na segunda etapa.

E foi em uma transição rápida, com a bola por dentro da defesa gaúcha, com troca de passes em velocidade, que o Santos chegou ao gol da virada. Aos 31, Marcos Leonardo recebeu no meio e acionou Ângelo na frente. O garoto devolveu para o atacante que entrou pela direita da área e chutou forte, no canto esquerdo de César – 2 x 1 para o Santos.

O gol da virada fez o Santos tocar a bola, apenas esperando o tempo passar. O Juventude até tentou chegar mais ao ataque, mas depois de passar quase 45 minutos apenas se defendendo, o time gaúcho não levou perigo ao gol santista.

O resultado serve para aliviar um pouco a vida do técnico Fabián Bustos, que ainda não havia vencido fora de casa e estava a sete jogos sem conquistar uma vitória. Ainda não é um time que deverá brigar por títulos nesta temporada, mas o futebol que o Santos tem apresentado lhe credencia para se posicionar um pouco mais alto na tabela de classificação.

FICHA TÉCNICA

JUVENTUDE 1 X 2 SANTOS

JUVENTUDE: César; Rodrigo Soares (Óscar Ruíz), Thalisson Kelven, Rafael Foster e William Matheus; Yuri Lima, Jadson e Chico (Paulinho Moccelin); Capixaba (Paulo Henrique), Ricardo Bueno (Vitor Gabriel) e Pitta (Darlan). Técnico: Eduardo Baptista.

SANTOS: João Paulo; Auro (Bruno Oliveira), Maicon (Velázquez), Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan; Rodrigo Fernández, Vinícius Zanoncelo (Ângelo) e Ricardo Goulart (Marcos Leonardo); Jhojan Julio, Rwan (Bryan Angulo) e Lucas Braga. Técnico: Fabián Bustos

GOLS – Ricardo Bueno, aos 25 minutos do primeiro tempo; Eduardo Bauermann, aos 11, e Marcos Leonardo, aos 31 do segundo.

Árbitro – Rodolpho Toski Marques (PR).

CARTÕES AMARELOS – Auro e Fernández (Santos) e Paulinho Moccelin (Juventude).

CARTÃO VERMELHO – Yuri Lima (Juventude).

PÚBLICO – 3.025 pagantes.

RENDA – R$ 21.975,00.

LOCAL – Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?