Saka afasta “sombra da Euro” e firma grande fase com dois gols na Copa
Camisa 17 da Inglaterra, que perdeu pênalti decisivo na final da Euro 2021, vive momento de redenção com gols na Copa e pelo clube
atualizado
Compartilhar notícia
O atacante inglês Bukayo Saka, de 21 anos, teve uma estreia dos sonhos na Copa do Mundo 2022. O jogador do Arsenal contribuiu com dois gols na vitória da Inglaterra por 6 x 2 contra o Irã. Já são sete gols e sete assistências em 23 jogos na temporada, somando jogos por clube e seleção.
A grande fase do jovem ponta, no entanto, pode ser vista como uma redenção após a final da Eurocopa de 2021. Depois do empate no tempo regular por 1 x 1, Inglaterra e Itália decidiram o título na disputa de pênaltis, onde Saka perdeu a cobrança decisiva, defendida por Donnarumma, e “deu” o título aos italianos em pleno Wembley.
Após a final, os três ingleses que desperdiçaram as penalidades – Saka e os jogadores do Manchester United Marcus Rashford e Jadon Sancho – sofreram ofensas racistas pelas redes sociais. Além disso, houve ameaças para que os jogadores ficassem longe da Inglaterra.
À época, o atacante do Arsenal tinha apenas 19 anos, mas desde então acumula números positivos dentro de campo. Na temporada 2021-22, logo após a Eurocopa, fez 12 gols e deu sete assistências em 43 partidas pelo clube. Além disso, continuou sendo convocado para a seleção e foi eleito Jogador da Temporada do English Team.
O grande momento vivido por Saka se reflete também em seu valor de mercado. Segundo o portal Transfermarkt, a joia da seleção inglesa vale 90 milhões de euros – aproximadamente R$ 490 milhões.
A tendência, caso o camisa 17 continue brilhando na Copa do Mundo, é que o valor suba ainda mais, e Saka se torne um dos grandes nomes do futebol mundial.