Saiba quem é Paulo Sousa, o novo treinador do Flamengo
Aos 51 anos, treinador português acumula passagem recente pela Seleção Polonesa, além de comandar equipes inglesas e da Itália
atualizado
Compartilhar notícia
O Flamengo definiu o seu treinador para a temporada de 2022. O português Paulo Sousa, de 51 anos, foi o escolhido pela diretoria Rubro-negra para comandar a equipe. Ele fazia parte da primeira lista de treinadores que estavam no radar dos dirigentes da equipe carioca e foi anunciado como novo técnico do Fla nesta quarta (29/12).
Currículo
Esse será o 11º trabalho de Paulo como treinador. Antes ele estava à frente da Seleção Polonesa onde permaneceu cerca de 10 meses. Sob o comando do português, a Polônia venceu 6 jogos, empatou 5 e perdeu 4. Metade dessas derrotas ocorreram durante a Euro, ainda na fase de grupos. A Seleção da Polônia foi a lanterna na primeira fase da competição e não conseguiu a classificação para as oitavas de final.
Sousa começou sua trajetória no sub-16 de Portugal, em 2008. Depois, treinou o Queens Park Rangers, da Inglaterra. Ele ainda passou pelo Swansea e o Leicester, também do futebol inglês, depois partiu para o Videoton (Hungria), Maccabi Tel Aviv (Israel) e Basel (Súiça).
Depois, Paulo chegou na Fiorentina, da Itália, e foi comandando a Viola que ele fez seu trabalho mais longínquo. Contratado em 2015, o técnico comandou a equipe por 95 jogos. Foram 43 vitórias, 25 empates e 27 derrotas. Depois do bom trabalho, o português seguiu rumo à China, onde treinou o Tianjin Quanjian entre 2017 e 2018.
Antes da Seleção Polonesa, Sousa treinou o Bordeaux, da França, entre 2019 e 2020.
Carreira como jogador
Meio-campista, Paulo acumulou passagens e títulos por grandes equipes da Europa. Ele surgiu no Benfica, depois foi transferido para o rival Sporting, para posteriormente seguir rumo à Juventus em 1994. Em sua 2ª temporada na Velha Senhora, Paulo conquistou seu primeiro título de Champions League.
Na temporada seguinte o português foi jogar no Borussia Dortmund, onde também conquistou um troféu de Champions. Ele ainda jogou pela Inter de Milão, Parma, Panathinaikos e o Espanyol, onde terminou a carreira em 2002.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.