metropoles.com

Saiba quem é Paulo Sousa, o novo treinador do Flamengo

Aos 51 anos, treinador português acumula passagem recente pela Seleção Polonesa, além de comandar equipes inglesas e da Itália

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto Olimpik/NurPhoto via Getty Images
Paulo Sousa, novo técnico do Flamengo
1 de 1 Paulo Sousa, novo técnico do Flamengo - Foto: Foto Olimpik/NurPhoto via Getty Images

O Flamengo definiu o seu treinador para a temporada de 2022. O português Paulo Sousa, de 51 anos, foi o escolhido pela diretoria Rubro-negra para comandar a equipe. Ele fazia parte da primeira lista de treinadores que estavam no radar dos dirigentes da equipe carioca e foi anunciado como novo técnico do Fla nesta quarta (29/12).

5 imagens
Esse será o 11º trabalho do português como treinador
Paulo Sousa foi jogador da Juventus
Antes do Flamengo, Sousa treinou a seleção da Polônia
Ele já trabalhou em times da China, Inglaterra, França, Hungria e Israel
Currículo

Esse será o 11º trabalho de Paulo como treinador. Antes ele estava à frente da Seleção Polonesa onde permaneceu cerca de 10 meses. Sob o comando do português, a Polônia venceu 6 jogos, empatou 5 e perdeu 4. Metade dessas derrotas ocorreram durante a Euro, ainda na fase de grupos. A Seleção da Polônia foi a lanterna na primeira fase da competição e não conseguiu a classificação para as oitavas de final.

Sousa começou sua trajetória no sub-16 de Portugal, em 2008. Depois, treinou o Queens Park Rangers, da Inglaterra. Ele ainda passou pelo Swansea e o Leicester, também do futebol inglês, depois partiu para o Videoton (Hungria), Maccabi Tel Aviv (Israel) e Basel (Súiça).

Depois, Paulo chegou na Fiorentina, da Itália, e foi comandando a Viola que ele fez seu trabalho mais longínquo. Contratado em 2015, o técnico comandou a equipe por 95 jogos. Foram 43 vitórias, 25 empates e 27 derrotas. Depois do bom trabalho, o português seguiu rumo à China, onde treinou o Tianjin Quanjian entre 2017 e 2018.

Antes da Seleção Polonesa, Sousa treinou o Bordeaux, da França, entre 2019 e 2020.

Carreira como jogador

Meio-campista, Paulo acumulou passagens e títulos por grandes equipes da Europa. Ele surgiu no Benfica, depois foi transferido para o rival Sporting, para posteriormente seguir rumo à Juventus em 1994. Em sua 2ª temporada na Velha Senhora, Paulo conquistou seu primeiro título de Champions League.

Na temporada seguinte o português foi jogar no Borussia Dortmund, onde também conquistou um troféu de Champions. Ele ainda jogou pela Inter de Milão, Parma, Panathinaikos e o Espanyol, onde terminou a carreira em 2002.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?