metropoles.com

Saiba quem é Gabriel Martinelli: promessa trocará Ituano pelo Arsenal

Aos 17 anos, o atacante desbancou conhecidos artilheiros do Campeonato Paulista e foi eleito um dos melhores da competição

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Twitter/Reprodução
1299
1 de 1 1299 - Foto: Twitter/Reprodução

Entre os 11 melhores jogadores do Campeonato Paulista de 2019, o nome Gabriel Martinelli era o único estranho aos quatro grandes clubes do estado. Aos 17 anos, o atacante do modesto Ituano desbancou Borja, Vagner Love, Rodrygo e outros relevantes artilheiros da  competição para figurar ao lado de Dudu, do Palmeiras, e Gustavo, do Corinthians, como um dos mais eficientes em sua função. Nesta terça-feira (18/6), Martinelli completa 18 anos e estará livre para ser anunciado como o novo reforço do Arsenal, da Inglaterra.

Embora os times envolvidos não confirmem a concretização do negócio, as tratativas entre o jogador e o clube inglês são de domínio público desde o desenrolar do Campeonato Paulista. Prova disso é que o jovem nem sequer pode receber os troféus de melhor atacante, de craque do interior e de revelação do Paulistão 2019 por estar em viagem à Europa. A premiação ocorreu em 22 de abril deste ano e, oficialmente, Martinelli não compareceu à cerimônia por estar de férias.

De malas prontas para a primeira experiência em um clube internacional — de acordo com o Globoesporte, as cifras firam em torno de R$ 30 milhões –, o jovem atacante  tem tudo para comprovar o status de promessa que adquiriu desde os 12 anos, quando passou a ser monitorado por diversos gigantes do futebol mundial. Mas quem é esse garoto que nasceu em Guaraulhos (SP) e ganhou notoriedade num clube do interior paulista?

Embora tenha ganhado destaque no Ituano, Gabriel Martinelli tem vivência em time grande. Até os 13 anos, ele integrou as categorias de base do Corinthians, local em que se destacou pelo faro de gols: foram 73 em 139 jogos disputados, uma média de 0,52 marcado por partida. Já em Itu, cidade que o acolheu após a mudança de residência dos pais, ele ganhou novos atributos. Além da facilidade em encontrar a meta adversária, o jovem passou a ser reconhecido pela velocidade e pela habilidade.

O atacante marcou 65 gols em 94 jogos na categoria de base do Ituano, marca alta que se manteve ao chegar nos profissionais:  33 jogos e 10 gols.

Copinha
Antes do sucesso no time principal do time de Itu, Martinelli já tinha sido notado pela excelente Copa São Paulo de Juniores que fez. Apesar da curta campanha da equipe — foi eliminada na segunda fase pelo RB Brasil –, o atacante marcou seis gols em quatro jogos, dois deles contra o ex-time, Corinthians.

Treino com a Seleção Brasileira
O bom desempenho nas categorias de base fez com que Martinelli ganhasse uma oportunidade na Seleção Brasileira. Em abril, ele foi convocado pelo técnico André Jardine para compor o elenco de 27 jogadores da Seleção Sub-18, em um novo projeto da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em que categorias terão convocações segmentadas por idade, com o objetivo de dar experiência com a camisa da Seleção para um número maior de atletas.

Essa, porém, não foi a única experiência do jovem atacante com a Amarelinha. Em maio, a CBF decidiu encorpar os treinos da Seleção principal durante o período pré-Copa América e chamou 10 jovens. Entre eles, o destaque era Martinelli, que teve a oportunidade de trabalhar ao lado de Neymar, Gabriel Jesus, Casemiro, Richarlison e companhia.

Teste no Barcelona
Ainda na base do Ituano, o atacante foi convidado para fazer testes em grandes clubes europeus. Barcelona e Manchester United foram alguns dos gigantes da Europa que puderam conferir o futebol de Martinelli de perto. As exibições do garoto foram bem-sucedidas e ele chegou a receber propostas de times do Velho Continente.

Outro indicativo de que o futuro próximo do atacante é mesmo na Europa é a retirada do passaporte italiano. Em viagem recente à Europa, ele deu andamento ao processo de naturalização, o que facilita sua ida a um time europeu por não ocupar uma das vagas destinadas a jogadores estrangeiros.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?