Saiba por que o Chelsea poderá usar emblema de campeão mundial da Fifa
Últimas equipes inglesas a serem campeãs do mundo, Liverpool e Manchester United não puderam utilizar o emblema no decorrer da temporada
atualizado
Compartilhar notícia
Ao ser campeão do Mundial de Clubes da Fifa, o Chelsea conseguiu não apenas um título inédito, mas uma permissão até então negada aos clubes da Premier League: usar na camisa o emblema de campeão mundial até o fim da temporada.
Até então, os clubes ingleses apenas poderiam ostentar o símbolo de campeão do mundo no primeiro jogo seguinte à conquista, algo que o Chelsea fez contra o Cristal Palace. Mas, de acordo com o The Sun, o clube inglês poderá usar o emblema em partidas da liga inglesa até o fim da temporada.
Ainda de acordo com a publicação, os Blues tiveram sua solicitação atendida porque responsáveis pelo futebol inglês entenderam que seria uma forma de valorizar a cena local. Para isso acontecer, algumas regras quanto à mudanças no uniforme foram “afrouxadas”.
Proibição de mudanças no uniforme
Conhecida pela rigidez sobre a impossibilidade de fazer alterações no uniforme no decorrer das competições realizadas na Inglaterra, cartolas negaram a outros clubes o direito de utilizar o emblema de campeão mundial de clubes da Fifa.
Em 2008, após ter sido campeão do mundo, o Manchester United não foi autorizado a usar o distintivo durante o transcorrer da Premier League. Mais recentemente, o Liverpool conquistou o Mundial da Fifa ao derrotar o Flamengo em 2019. No entanto, não pôde utilizar o emblema de campeão no Campeonato Inglês.
Proibição segue em competições da Uefa
Ao contrário das ligas locais, o símbolo de campeão mundial da Fifa não pode ser usado na Champions League, principal competição de clubes do mundo. Além das regras da Uefa, as desavenças entre entidades europeia e internacional inviabiliza o uso do emblema na competição europeia.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias diretamente no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesesportes