metropoles.com

Saiba mais sobre máscara que Rafinha deve usar após cirurgia

O lateral do time carioca recebeu alta nesta terça-feira (15/10/2019), passará por fisioterapia e proteção do rosto fará parte do processo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
Rafinha-capacete
1 de 1 Rafinha-capacete - Foto: Reprodução/Twitter

Um dia após passar por uma cirurgia, o lateral-direito Rafinha teve alta nesta terça (15/10/2019) e vai se reapresentar ao Flamengo na quinta (17/10/2019). O procedimento para reparar uma fratura no osso zigomático esquerdo do rosto foi considerado bem-sucedido e, a partir de agora, o jogador do time carioca passará por fisioterapia e deve usar uma máscara de proteção.

Já nesta terça, uma imagem vazou nas redes sociais e mostra Rafinha com uma espécie de “capacete” transparente, em procedimento pós-cirúrgico.

Reprodução/Twitter
O lateral Rafinha apareceu com uma espécie de capacete após a cirurgia pelo Flamengo

Fisioterapeuta pós-graduado em traumatologia e ortopedia, o mineiro João Paulo, 39 anos, que já confeccionou proteções similares para jogadores como Fred (Cruzeiro) e Ramon Martinez (Atlético-MG), explica que a função desse tipo de equipamento de segurança é evitar um novo contato com a área fraturada.

“Todas as máscaras têm a finalidade de mudar o foco de pressão para outras áreas da face, que não o foco da fratura”, esclarece o fisioterapeuta. Para não dificultar o trabalho em campo, elas costumam ser feitas em material bem leve.

“São feitas de fibra de carbono, material leve e resistente ao impacto. A maior preocupação, nesses casos, é isolar o impacto onde ocorreu a fratura. Então, a máscara faz pressão em outros pontos para que, no ato do contato, não encoste na região comprometida”, reforça João Paulo.

O preço para a confecção de uma máscara como essa varia a cada região, mas gira em torno de R$ 1 mil a R$ 3 mil.

Em janeiro deste ano, o atacante Fred recorreu ao uso da máscara para proteger o nariz. Ele sofreu lesão durante um treino e precisou passar por cirurgia.

4 imagens
O goleiro Giovani, do Atlético-MG, também já usou a proteção
Fred usa a máscara de proteção no Cruzeiro
O jogador Isaque, do Sub-17 do Atlético-MG, também teve que recorrer à máscara de proteção
1 de 4

Fred e o fisioterapeuta João Paulo em processo de confecção de caneleira e máscara

Reprodução/Instagram
2 de 4

O goleiro Giovani, do Atlético-MG, também já usou a proteção

Reprodução/Instagram
3 de 4

Fred usa a máscara de proteção no Cruzeiro

Reprodução/Instagram
4 de 4

O jogador Isaque, do Sub-17 do Atlético-MG, também teve que recorrer à máscara de proteção

Reprodução/Instagram

Outra curiosidade da máscara que Rafinha deve usar durante a recuperação é o material. De acordo com João Paulo, a fibra de carbono de proteção ao rosto é a mesma que compõe as caneleiras sob medida encomendadas por jogadores.

O Flamengo não divulga o prazo de recuperação dos jogadores entregues ao departamento médico, mas a tendência é que Rafinha se recupere a tempo de entrar em campo na partida semifinal da Copa Libertadores, no próximo dia 23, diante do Grêmio.

Rafinha sofreu a pancada que originou a fratura no rosto em uma dividida com Rony no primeiro tempo da partida contra o Athletico-PR, disputada na Arena da Baixada, em Curitiba, no domingo (13/10/2019). Ele deixou o jogo no intervalo, para a entrada de João Lucas, que deve ser mantido na posição nesta quarta (16/10/2019), contra o Fortaleza, na Arena Castelão, pela 26ª rodada do Brasileirão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?