Saiba mais sobre máscara que Rafinha deve usar após cirurgia
O lateral do time carioca recebeu alta nesta terça-feira (15/10/2019), passará por fisioterapia e proteção do rosto fará parte do processo
atualizado
Compartilhar notícia
Um dia após passar por uma cirurgia, o lateral-direito Rafinha teve alta nesta terça (15/10/2019) e vai se reapresentar ao Flamengo na quinta (17/10/2019). O procedimento para reparar uma fratura no osso zigomático esquerdo do rosto foi considerado bem-sucedido e, a partir de agora, o jogador do time carioca passará por fisioterapia e deve usar uma máscara de proteção.
Já nesta terça, uma imagem vazou nas redes sociais e mostra Rafinha com uma espécie de “capacete” transparente, em procedimento pós-cirúrgico.
Fisioterapeuta pós-graduado em traumatologia e ortopedia, o mineiro João Paulo, 39 anos, que já confeccionou proteções similares para jogadores como Fred (Cruzeiro) e Ramon Martinez (Atlético-MG), explica que a função desse tipo de equipamento de segurança é evitar um novo contato com a área fraturada.
“Todas as máscaras têm a finalidade de mudar o foco de pressão para outras áreas da face, que não o foco da fratura”, esclarece o fisioterapeuta. Para não dificultar o trabalho em campo, elas costumam ser feitas em material bem leve.
“São feitas de fibra de carbono, material leve e resistente ao impacto. A maior preocupação, nesses casos, é isolar o impacto onde ocorreu a fratura. Então, a máscara faz pressão em outros pontos para que, no ato do contato, não encoste na região comprometida”, reforça João Paulo.
O preço para a confecção de uma máscara como essa varia a cada região, mas gira em torno de R$ 1 mil a R$ 3 mil.
Em janeiro deste ano, o atacante Fred recorreu ao uso da máscara para proteger o nariz. Ele sofreu lesão durante um treino e precisou passar por cirurgia.
Outra curiosidade da máscara que Rafinha deve usar durante a recuperação é o material. De acordo com João Paulo, a fibra de carbono de proteção ao rosto é a mesma que compõe as caneleiras sob medida encomendadas por jogadores.
O Flamengo não divulga o prazo de recuperação dos jogadores entregues ao departamento médico, mas a tendência é que Rafinha se recupere a tempo de entrar em campo na partida semifinal da Copa Libertadores, no próximo dia 23, diante do Grêmio.
Rafinha sofreu a pancada que originou a fratura no rosto em uma dividida com Rony no primeiro tempo da partida contra o Athletico-PR, disputada na Arena da Baixada, em Curitiba, no domingo (13/10/2019). Ele deixou o jogo no intervalo, para a entrada de João Lucas, que deve ser mantido na posição nesta quarta (16/10/2019), contra o Fortaleza, na Arena Castelão, pela 26ª rodada do Brasileirão.