metropoles.com

Sai o interino, vem o gringo: times do Brasil mudam perfil de treinador

Assim como o Flamengo, que ganhou tudo com Jorge Jesus, equipes brasileiras começam a deixar de lado o “tapa buraco” e procuram estrangeiros

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Erwin Spek/Soccrates/Getty Images
Abel Ferreira
1 de 1 Abel Ferreira - Foto: Erwin Spek/Soccrates/Getty Images

A impressionante e vitoriosa passagem de Jorge Jesus parece ter ajudado a alterar a mentalidade de uma parte dos clubes do Brasil na hora de escolher o treinador. A novela do Palmeiras para fechar com um técnico estrangeiro reforça que alguns clubes do país já começam a olhar com mais atenção para o mercado de treinadores que atuam fora do cenário nacional.

Se antes os clubes optavam pela manutenção do treinador interino, hoje os comandantes gringos caíram nas graças dos cartolas brasileiros. Graças a Jesus.

A escola do Mister

Se os treinadores estrangeiros ganharam um espaço considerável no mercado brasileiro, tudo isso se deve ao trabalho de Jorge Jesus no Flamengo. O português chegou sem muita pompa no segundo semestre de 2019 e pode ter revolucionado a forma de se ver  e fazer futebol no Brasil.

Fato curioso é que o Flamengo já viveu os dois lados da moeda: antes do título de 2019, o último caneco do Campeonato Brasileiro levantado pelo rubro-negro foi com Andrade. O interino comandou nomes como Petkovic e Adriano rumo ao troféu do Brasileirão de 2009.

O trabalho recente de Jorge Jesus contribuiu consideravelmente para a mudança de pensamento de algumas equipes. O Atlético-MG tentou com Rafael Dudamel no início de 2020, mas a escolha não deu liga. Ainda assim, o Galo manteve a mentalidade de manter um técnico estrangeiro e fechou com Jorge Sampaoli, que não acertou com o Palmeiras depois de encerrar trabalho no Santos.

O time mineiro perdeu a liderança do Brasileirão para Flamengo e Inter, mas já colhe os frutos de ter acertado com o argentino: o Atlético pratica um futebol agressivo, de pressão e sufoco no adversário, embora ainda esbarre na limitação técnica do elenco.

Vasco e Palmeiras

O Vasco também entrou na moda. Depois de um bom começo de trabalho com Ramon Menezes, mas que acabou não dando certo, o time carioca não manteve um treinador interino e acertou com um compatriota de Jorge Jesus. Ricardo Sá Pinto foi a aposta estrangeira do cruzmaltino. Mas o gajo terá muito trabalho a frente do Gigante da colina. Logo na estreia do português, o Vasco foi derrotado em São Januário pelo Corinthians. 

O Palmeiras está determinado a mudar seu estilo de jogo e o time paulista segue focado em trazer um treinador estrangeiro. Depois de conversar com o espanhol Miguel Ángel Ramirez e sondar Gabriel Heinze e Sebastian Beccacece, o alviverde agora foca no português Abel Ferreira. 

O time não deve efetivar Andrey Lopes no comando da equipe e negocia com o algoz do Benfica de Jorge Jesus na Champions League.

Tudo indica que os cartolas palmeirenses enfim acordaram para a nova realidade no futebol brasileiro, depois de insistir em nomes como Felipão, Mano Menezes e, por último, Vanderlei Luxemburgo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?