Sabe jogar: Danilo atuou na esquerda em 40% dos jogos da temporada
Com as lesões de Alex Sandro e Alex Telles, Tite optou por colocar Danilo na lateral-esquerda. O jogador atua, constantemente, na posição
atualizado
Compartilhar notícia
Com as baixas de Alex Sandro e Alex Telles, Tite já sinalizou que Danilo será o responsável por atuar na lateral-esquerda da Seleção Brasileira. Apesar de ser especialista na direita, o atleta costuma atuar do lado contrário e é muito utilizado nesta posição por Massimiliano Allegri, na Juventus. Além disso, caso seja necessário, ele também consegue jogar de zagueiro.
Apesar de jogar, muitas vezes, com três zagueiros, Allegri costuma escalar Danilo do lado esquerdo da defesa. Até a parada para a Copa do Mundo, o brasileiro atuou em 20 partidas, sendo 19 como titular. Em nove delas atuou pelo lado esquerdo, sendo uma delas como lateral. Além disso, caso Tite precise, o camisa 2 também pode vestir a braçadeira de capitão — na Itália, foram três vezes com o comando dentro de campo.
A origem de Danilo no lado esquerdo do campo contou com as mãos de um dos maiores técnicos da atualidade: Pep Guardiola. Quando atuou no Manchester City, entre 2017 e 2019, o lateral não gostava de jogar no lado contrário, mas se via preterido por Kyle Walker, que era o titular da posição.
“Foi uma coisa que me deu muita bagagem em termos de posicionamento, entender o jogo como todo, ocupação de espaço e tudo isso. Foi uma adaptação bem rápida, é um tipo de futebol, uma maneira de jogar na qual eu me divirto, me sinto bem”, explicou o brasileiro, durante uma entrevista ao GE em 2020.
“Com o entendimento que eu tenho do jogo no geral e com as características que tenho, posso ajudar muito a minha equipe na construção, fazendo uma construção limpa, de bola pé em pé, fazendo boas escolhas no começo da jogada, numa melhor condição para outros definirem”, completou.
Danilo e Jogadores lesionados
Após se lesionar na estreia da Copa do Mundo contra a Sérvia, Danilo passou por um período intenso de recuperação. Por conta disso, apenas alguns dias depois da fisioterapia, o jogador foi a campo e tranquilizou o técnico Tite. Em contrapartida, o comandante perdeu Alex Sandro, que segue se recuperando e ainda tem chances de disputar a Copa, e Alex Telles, que machucou o joelho gravemente contra Camarões e está fora da competição.
Neymar, outro jogador que também se lesionou na primeira partida, está de volta e vai ao campo contra a Coreia do Sul. Com isso, a Seleção Brasileira deve começar com Alisson; Éder Militão, Marquinhos, Thiago Silva e Danilo; Casemiro, Paquetá e Neymar; Raphinha, Richarlison e Vini Jr. O Brasil busca a classificação às quartas neste segunda-feira (5/12), às 16h.