metropoles.com

Rússia vai registrar torcedores das copas das Confederações e do Mundo

Governo vai exigir que estrangeiros e grupos locais sejam fichados e portem uma espécie de carteira de identidade

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
estádio rússia moscow
1 de 1 estádio rússia moscow - Foto: Reprodução

A explosão em São Petersburgo, nesta segunda-feira (3/4), deixou claro para especialistas em segurança que as Copas de 2018 na Rússia e a Copa das Confederações deste ano testarão todos os sistemas de segurança e medidas antiterroristas de Moscou. Para tentar identificar todos os torcedores, o governo do país vai exigir que todos os estrangeiros e grupos locais sejam fichados e carreguem sempre uma espécie de carteira de identidade.

Sem ela, não poderão entrar nos estádios e nem ter acesso às linhas de transporte nas cidades. A identidade também será exigida durante a Copa das Confederações e o governo insiste que seu principal objetivo será o de evitar que hooligans — torcedores vândalos — entrem nos estádios. Mas o sistema tentará cruzar as informações com bancos de dados de nomes de pessoas suspeitas de ter algum envolvimento com o terrorismo.

Oficialmente, tanto a Fifa como o comitê organizador local insistem que, apesar dos mortos na cidade que será sede de alguns dos jogos mais importantes dos torneios, o plano de segurança dá garantias aos torcedores de que não será um risco viajar até a Rússia.

“Com relação às preparações para a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, autoridades locais começaram a preparar um planejamento detalhado de segurança, desde que o país foi escolhido como sede”, disse a Fifa, em um comunicado de imprensa emitido nesta segunda-feira.

“A Fifa e o Comitê Organizador têm total confiança nos arranjos e no conceito de segurança planejados para esses próximos eventos”, indicou a entidade, num e-mail em que ainda afirmou estar “chocada e triste” com as explosões na Rússia.

Mas, longe do discurso oficial, ex-integrantes da equipe de segurança da Fifa revelaram que a preocupação é real. Moscou insiste que não existe motivo para questionar o sistema de segurança e que os Jogos Olímpicos de Sochi de 2014 provaram isso. Mas os especialistas apontam para duas diferenças importantes. A primeira é o fato de que a Copa vai ocorrer em múltiplas cidades e com torcedores vindos de todo o mundo.

Blindar uma cidade, como no caso de Sochi, poderia ser possível. Mas não haverá como adotar a mesma política para todas as demais cidades russas.

Outra diferença é o envolvimento russo na Síria. Nos últimos meses, foi justamente o apoio do Kremlin ao presidente Bashar Al Assad que garantiu seu avanço sobre grupos terroristas. Mas, enquanto militares russos bombardeiam acampamentos, a Síria contaria hoje com cerca de 2,9 mil russos que foram lutar ao lado de jihadistas. Um retorno de algumas dessas pessoas para a Rússia poderia representar uma ameaça imediata.

Respondendo às críticas sobre a questão de segurança, o governo russo não demorou para alertar que Paris também sofreu atentados e, ainda assim, conseguiu organizar a Eurocopa de 2016 sem qualquer incidente. Alguns dias depois do fim do torneio, a França foi marcada por outro atentado: em Nice.

“As medidas para garantir a segurança desses torneios já estão sendo implementadas”, disse o presidente do Comitê Russo Antiterrorismo, Igor Kulyagin.

Nesta segunda-feira, por sua vez, o presidente Vladimir Putin deixou claro que vai anunciar novas medidas de segurança para o setor de transportes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?