metropoles.com

Rússia desiste de recurso junto à Fifa para disputar Copa do Mundo

A federação russa, no entanto, manteve o processo contra a Uefa, que suspendeu a seleção e os clubes russos das competições europeias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Orhan Cicek/Anadolu Agency/Getty Images
Stanislav Chercheso, técnico da seleção russa, à esquerda junto com auxiliar técnico
1 de 1 Stanislav Chercheso, técnico da seleção russa, à esquerda junto com auxiliar técnico - Foto: Orhan Cicek/Anadolu Agency/Getty Images

A Corte Arbitral do Esporte (CAS) anunciou nesta terça-feira (5/4) que a Federação de Futebol da Rússia retirou o recurso contra a Fifa pela decisão de excluir a seleção das competições internacionais como forma de sanção pela invasão à Ucrânia. Desta forma, a entidade abre mão de disputar na Justiça a possibilidade de ir à Copa do Mundo do Catar, neste ano.

A primeira derrota dos russos nos tribunais aconteceu no dia 18 de março, quando as punições da Fifa foram mantidas pela Corte até que a entidade máxima do futebol tomasse uma decisão definitiva. A entidade russa tinha a esperança de que tivesse pelo menos a chance de seguir disputando as Eliminatórias, o que não ocorreu. Com a selecionado fora da repescagem, a Polônia teve caminho livre para encarar a Suécia na fase seguinte, superando o adversário e garantindo vaga no Mundial do Catar.

Apesar de encerrar a ação contra a Fifa, a federação russa manteve o processo contra a Uefa, que suspendeu a seleção e os clubes russos das competições europeias. A equipe feminina do país se preparava para a disputa da Eurocopa, que será em julho, na Inglaterra. “Nenhum calendário foi estabelecido para o processo por enquanto”, informou a CAS.

Para a federação russa, tanto a Fifa quanto a Uefa não cogitaram outras alternativas antes de sacramentar as punições. O entendimento da federação é que a decisão não possui bases legais e viola as regras do fair play e o princípio do esporte. Único time do país envolvido em competições internacionais, o Spartak Moscou foi excluído da Liga Europa.

Nas últimas semanas, o tribunal recebeu uma série de processos contra as sanções aplicadas às equipes russas após a invasão à Ucrânia. Segundo a CAS, as federações de patinação, biatlo, remo, rúgbi e ginástica apelaram contra a exclusão do país das competições internacionais de suas modalidades.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?