“Evite gestos racistas”: Rosario alerta torcedores contra o Fortaleza
Em guia à torcida, diretoria do Rosario Central recomenda que evite insinuações racistas durante partida contra o Fortaleza
atualizado
Compartilhar notícia
O Fortaleza receberá o Rosario Central nesta quarta-feira (21/8), às 19h, em jogo de volta das oitavas da Copa Sul-Americana. Em comunicado direcionado aos torcedores que visitarão a capital cearense, o clube argentino fez recomendações sobre como a torcida visitante deve se portar.
No comunicado, que está público no site oficial do Rosario Central, entre a série de recomendações, um tópico chamou a atenção: o respeito as leis, deixando como ponto principal um alerta sobre racismo ser crime no Brasil.
“Evite cantos, gestos ou insinuações com conteúdo racial ou discriminatório. No Brasil são considerados delitos graves, penalizados por lei, que podem resultar em detenção com penas de até 5 anos de prisão. Evite qualquer outro tipo de provocação aos cidadãos brasileiros”, diz o comunicado.
Na contramão do que ocorre com frequência nos estádios pela América do Sul, a partida de ida, disputada na cidade de Rosário, não registrou nenhum incidente em relação a atos racistas nas arquibancadas.
Drogas no Brasil
Além da questão do racismo, o comunicado também fala sobre o consumo de drogas ilícitas e o comportamento da polícia brasileira.
“O porte, o consumo e a oferta de drogas (inclusive de modo gratuito) são gravemente penalizados no Brasil e podem acarretar penas de até 15 anos de prisão e/ou pagamento de multas. No Brasil, a política é militar e não tolerará agressões, desobediências ou intenções de suborno”, finaliza a diretoria do Rosário Central.