metropoles.com

Rolês aleatórios: europeus fazem caminho incomum e se arriscam nas Américas

Todo brasileiro jogador de futebol tem o sonho de um dia poder jogar na Europa e é diferente ver o contrário acontecer

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Azael Rodriguez/Getty Images, Rich Graessle/Icon Sportswire via Getty Images e Ira L. Black/Corbis via Getty Images
Gignac, Matuidi e Nani
1 de 1 Gignac, Matuidi e Nani - Foto: Azael Rodriguez/Getty Images, Rich Graessle/Icon Sportswire via Getty Images e Ira L. Black/Corbis via Getty Images

Todo brasileiro jogador de futebol tem o sonho de um dia poder jogar na Europa. Isso não é novidade para ninguém: a Europa é o destino almejado e por lá há muitos brasileiros, argentinos, uruguaios, colombianos, mexicanos e até norte-americanos. O que nós não estamos acostumados é ver europeus fazendo o caminho contrário e vindo para a América do Sul, Central e Norte.

O Metrópoles mapeou as principais ligas das américas e descobriu que muitos jogadores do velho continente arriscaram sair de seus países e do futebol europeu. No total são 134 nomes, que variam entre jovens que estão no início da carreira, atletas já no meio da caminhada e outros já próximos da aposentadoria.

No Brasil, são poucos. Apenas o espanhol Juanfran no São Paulo e o português Marcos Paulo no Fluminense. Em 2019, o zagueiro espanhol Pablo Marí foi muito feliz no Flamengo e levou os títulos do Brasileirão e da Libertadores para casa. Marí se destacou tanto que voltou à Europa e hoje veste a camisa do Arsenal.

Ao lado, na Argentina, na Copa Diego Armando Maradona, também são apenas dois: o italiano Ezequiel Schelotto do Racing e o suíço Dylan Gissi no Patronato. No Campeonato Colombiano, há três europeus: o holandês Michael Chacón no Atlético Nacional, o inglês George Saunders no elenco do Envigado e o francês Quentin Danloux no Patriotas.

Na Primeira Divisão do Uruguai, apenas o Peñarol conta com um atleta da Europa, o húngaro Krisztián Vadócz. No Campeonato Boliviano há cinco espanhóis, sendo dois no Bolívar, um no Royal Pari FC, no Guabirá e no The Strongest.

Saindo da América do Sul, o número vai aumentando. No Campeonato Mexicano, tem sete, sendo um deles o francês artilheiro do Tigres André-Pierre Gignac. Além dele, cinco espanhóis e um holandês, Vincent Janssen, no Monterrey, disputam o torneio.

A Major League Soccer (MLS), que une equipes dos Estados Unidos e do Canadá, é a que mais recebe jogadores da Europa: 114 no total. Entre eles, estão o jovem português de 23 anos, João Moutinho, e o experiente Nani, também de Portugal, ex-Manchester United, ambos no Orlando City, e o campeão do mundo pela França, Blaise Matuidi, no Inter Miami CF — que pertence ao ex-jogador inglês David Beckham.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?