metropoles.com

Ceni: goleiro ídolo no São Paulo e treinador histórico no Fortaleza

O ex-goleiro está gravado na história dos dois times e é amado pelas duas torcidas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alexandre Schneider/Getty Images
Rogério Ceni São Paulo
1 de 1 Rogério Ceni São Paulo - Foto: Alexandre Schneider/Getty Images

Um dos principais personagens do jogo entre Fortaleza x São Paulo desta quarta-feira (10/11) é o treinador do tricolor paulista, Rogério Ceni. Isso porque o ex-goleiro está gravado na história dos dois times e é amado pelas duas torcidas.

No São Paulo, Ceni é ídolo incontestável pelo o que fez durante sua carreira como jogador, onde brilhou debaixo das traves, ergueu taças e ainda teve tempo para marcar (muitos) gols. Cria do Soberano, Rogério passou toda a sua carreira no Tricolor, foi campeão do Mundial de Clubes, em 2005, bicampeão da Recopa Sul-Americana, bicampeão da Libertadores, campeão da Copa Sul-Americana, tricampeão Brasileiro e Paulista, além de outros títulos.

Talvez o mais significativo deles, um que é quase impossível de alguém repetir, é o de goleiro que mais marcou gols na história. Foram 131 no total, sendo que o segundo guardião que mais balançou as redes é o paraguaio Chilavert, com 62.

Quando se tornou treinador, ele estreou justamente no São Paulo, mas não teve o mesmo sucesso que quando atuava dentro de campo. Foi no Fortaleza, adversário desta quarta, que Ceni fez seu melhor trabalho como comandante até então.

Rogério assumiu o Fortaleza em 2018 e foi responsável por levar o time de volta à Série A depois de 12 anos, além de conquistar o título da Segunda Divisão do Brasileirão. Todas as vezes que tentou deixar o clube, não teve o mesmo desempenho.

Ficou por um curto período à frente do Cruzeiro, em 2019, voltou ao Leão no mesmo ano e terminou a temporada em 9º do Brasileiro, e conquistou o Campeonato Cearense e a Copa do Nordeste. Seguiu no time no ano seguinte, mas trocou o clube pelo Flamengo no meio da campanha. Foi campeão brasileiro e da Supercopa do Brasil pelo Rubro-Negro e agora está na sua segunda passagem pelo São Paulo.

Retrospecto contra o Fortaleza

Ceni enfrentou o Tricolor de Aço somente duas vezes, ambas com o Flamengo. Foi um empate sem gols e uma vitória por 2 x 1.

Ele tem apenas cinco jogo à frente do São Paulo, sendo dois triunfos, duas derrotas e um empate. O time paulista é o 14º colocado do Brasileirão, com 37 pontos, e tem o objetivo de conseguir a classificação para a Copa Sul-Americana de 2022.

A bola rola na Arena Castelão, nesta quarta, às 21h30.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?