Ceni: goleiro ídolo no São Paulo e treinador histórico no Fortaleza
O ex-goleiro está gravado na história dos dois times e é amado pelas duas torcidas
atualizado
Compartilhar notícia
Um dos principais personagens do jogo entre Fortaleza x São Paulo desta quarta-feira (10/11) é o treinador do tricolor paulista, Rogério Ceni. Isso porque o ex-goleiro está gravado na história dos dois times e é amado pelas duas torcidas.
No São Paulo, Ceni é ídolo incontestável pelo o que fez durante sua carreira como jogador, onde brilhou debaixo das traves, ergueu taças e ainda teve tempo para marcar (muitos) gols. Cria do Soberano, Rogério passou toda a sua carreira no Tricolor, foi campeão do Mundial de Clubes, em 2005, bicampeão da Recopa Sul-Americana, bicampeão da Libertadores, campeão da Copa Sul-Americana, tricampeão Brasileiro e Paulista, além de outros títulos.
Talvez o mais significativo deles, um que é quase impossível de alguém repetir, é o de goleiro que mais marcou gols na história. Foram 131 no total, sendo que o segundo guardião que mais balançou as redes é o paraguaio Chilavert, com 62.
Quando se tornou treinador, ele estreou justamente no São Paulo, mas não teve o mesmo sucesso que quando atuava dentro de campo. Foi no Fortaleza, adversário desta quarta, que Ceni fez seu melhor trabalho como comandante até então.
Rogério assumiu o Fortaleza em 2018 e foi responsável por levar o time de volta à Série A depois de 12 anos, além de conquistar o título da Segunda Divisão do Brasileirão. Todas as vezes que tentou deixar o clube, não teve o mesmo desempenho.
Ficou por um curto período à frente do Cruzeiro, em 2019, voltou ao Leão no mesmo ano e terminou a temporada em 9º do Brasileiro, e conquistou o Campeonato Cearense e a Copa do Nordeste. Seguiu no time no ano seguinte, mas trocou o clube pelo Flamengo no meio da campanha. Foi campeão brasileiro e da Supercopa do Brasil pelo Rubro-Negro e agora está na sua segunda passagem pelo São Paulo.
Retrospecto contra o Fortaleza
Ceni enfrentou o Tricolor de Aço somente duas vezes, ambas com o Flamengo. Foi um empate sem gols e uma vitória por 2 x 1.
Ele tem apenas cinco jogo à frente do São Paulo, sendo dois triunfos, duas derrotas e um empate. O time paulista é o 14º colocado do Brasileirão, com 37 pontos, e tem o objetivo de conseguir a classificação para a Copa Sul-Americana de 2022.
A bola rola na Arena Castelão, nesta quarta, às 21h30.
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.