metropoles.com

Robinho tem julgamento final por estupro coletivo nesta quarta (19/1)

Condenado em outras duas instâncias, jogador pode enfrentar até 10 anos de prisão. Caso ocorreu em 2013, em Milão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Friedemann Vogel/Getty Images
Julgamento de Robinho será nesta quarta (19/1)
1 de 1 Julgamento de Robinho será nesta quarta (19/1) - Foto: Friedemann Vogel/Getty Images

A Justiça italiana julgará nesta quarta-feira (19/1) o caso de estupro coletivo envolvendo o jogador Robinho, de 37 anos. Essa é a última instância legal para o crime. Nas outras duas, Robinho acabou sendo condenado pelo crime por nove anos de prisão.

A defesa do jogador apresentou uma apelação para a decisão judicial. O crime ocorreu no ano de 2013, na boate Sio Caffé, em Milão, na época em que o jogador atuava pelo Milan. Além do atleta, outros quatro brasileiros foram acusados de estuprar uma moça de origem albanesa na ocasião.

5 imagens
Na época, o jogador atuava pelo Milan
O atacante foi condenado a 9 anos de prisão pelo crime
O jogador foi condenado com o amigo Ricardo Falco
Robinho pelo Santos
1 de 5

Robinho foi condenado por um caso de estupro ocorrido em 2013

Marco Luzzani/Getty Images
2 de 5

Na época, o jogador atuava pelo Milan

Maurizio Lagana/Getty Images
3 de 5

O atacante foi condenado a 9 anos de prisão pelo crime

Friedemann Vogel/Getty Images
4 de 5

O jogador foi condenado com o amigo Ricardo Falco

Reprodução/Instagram Robinho
5 de 5

Robinho pelo Santos

Alexandre Schneider/Getty Images

Relembre o caso

O crime voltou à tona no fim de 2020, quando o jogador foi anunciado pelo Santos em outubro. A repercussão da contratação, no entanto, foi a pior possível. Torcedores do Peixe e de outras equipes condenaram a diretoria e o atleta pela contratação.

Como reação, passaram a cobrar os patrocinadores do clube sobre a chegada de uma pessoa condenada pelo crime bárbaro. As empresas começaram a pressionar a equipe Alvinegra da Vila Belmiro sobre a decisão. Alguns dos patrocinadores cancelaram os contratos com o Santos. A diretoria da equipe na época chegou a defender o camisa 7.

No entanto, com o assunto em alta, detalhes do processo surgiram na mídia. Entre eles, áudios de uma conversa de Robinho com outro acusado. O jogador debocha da vítima relembrando que ela estava completamente bêbada. Em determinado momento, ele assume que tentou fazer sexo oral com a mulher, mas afirma que isso “não significa transar”.

Com a desistência de patrocinadores e o impacto financeiro iminente, o Peixe recuou e desistiu da contratação.

O jogador deu uma série de declarações polêmicas na época entre elas, Robinho lamentou a existência do movimento feminista, afirmou que seu único crime foi trair a esposa, além de se comparar com o presidente Jair Bolsonaro.

Dois meses depois, Robinho foi condenado em 2ª instância. A decisão fez com que a atual gestão do Santos, que não foi responsável pela contratação do jogador, pedisse a rescisão do contrato que estava suspenso.

Trajetória

Revelado pelo Santos, onde se consagrou com a camisa 7, Robinho foi Campeão Brasileiro em 2002 diante do Corinthians na última edição do campeonato no formato de mata-mata. Em 2004, garantiu outro brasileiro com a camisa do Peixe.

Em 2005, o atacante foi vendido para o Real Madrid. Ficou 3 anos com o time merengue ,m foi campeão do Campeonato Espanhol em duas edições e em 2008 seguiu para o Manchester City. Em baixa, retornou para o Santos em 2010 onde conquistou um Campeonato Paulista e uma Copa do Brasil ao lado de Neymar e Paulo Henrique Ganso.

O bom desempenho o levaram para o Milan, onde jogou por anos e conquistou títulos. Foi neste período que o crime ocorreu. Em  2015 ele retornou ao Santos e garantiu outro Campeonato Paulista. No ano seguinte jogou na China, no Ghaungzou Evergrande. Jogou no Atlético-MG em 2016 e permaneceu dois anos.

Seus últimos dois clubes foram o Sivasspor e o Basaksehir, ambos da Turquia. Desde 2020 Robinho não joga.

Pela Seleção, o jogador somou 99 partidas, fez 29 gols e deu 22 assistências. Em sua trajetória, conquistou a Copa América de 2007 , quando também se sagrou artilheiro da competição, e duas Copas das Confederações, em 2005 e 2009. Robinho jogou as Copas de 2006, na Alemanha, e a de 2010, na África do Sul.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?