metropoles.com

Ricardo Ferretti, ex-Botafogo, está na final do Mundial com o Tigres

O carioca naturalizado mexicano está indo para o seu 11º ano à frente do Tigres e na busca do seu 14º título

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mauricio Salas/Jam Media/Getty Images
Ricardo Ferretti
1 de 1 Ricardo Ferretti - Foto: Mauricio Salas/Jam Media/Getty Images

O carioca naturalizado mexicano Ricardo Ferretti de Oliveira estará com o Tigres na final do Mundial de Clubes de 2020 contra o Bayern de Munique, nesta quinta-feira (11/2). Jogador do Botafogo na década de 70, Tuca, como é conhecido, é um treinador fora da curva em muitos quesitos.

Aos 66 anos, Ferretti está à frente do time mexicano desde 2009/10, entrando no seu 11º ano no cargo, tendo assumido o comando da seleção mexicana duas vezes neste período, um deles na Copa do Mundo de 2018. Ricardo nunca foi demitido, como lembrou o Globoesporte.com, e nunca trabalhou como treinador no Brasil.

Durante sua carreira no futebol, como jogador, ele ficou quatro anos no Botafogo, sem destaque, passou pelo CSA, CRB e Bonsucesso antes de ir para o México em 1977 e nunca mais voltar. Vestiu a camisa do Atlas antes de começar sua trajetória no Pumas, que durou sete anos. Passou pelo Monterrey, pelo Neza FC, ficou três anos no Toluca e se aposentou no Pumas em 1990/91.

No ano seguinte, ele começou como treinador no Pumas, onde ficou por cinco temporadas. O ano de 1996/97 foi o primeiro de quatro que ele trabalhou no Chivas e em 2001/02 foi para o Tigres, ficando lá por três anos. Comandou o Toluca, Morelia, Tigres por um pequeno período e o Pumas por mais cinco temporadas antes de voltar ao auriazules em 2009/10.

Em 2015, disputou a Copa América do Chile, ficando em último na fase de grupos somando apenas dois pontos em três jogos, tendo empatado com o Chile em 3 x 3 e sem gols com a Bolívia. Na Copa da Rússia, em 2018, foi às oitavas de final, se classificando no Grupo F, que tinha a então atual campeã mundial Alemanha. Acabou sendo eliminado pelo Brasil nas oitavas, pelo placar de 2 x 0.

Polêmicas, discussões e títulos

Tuca é conhecido por seu temperamento esquentado e língua afiada. Ao longo de sua carreira como treinador, ele coleciona registros de discussões com os jogadores em treinos e jogos, com jornalistas em coletivas de imprensa e árbitros. Confira alguns destes momentos:

E foi agindo desta maneira que Tuca já conquistou 13 títulos como treinador e disputa nesta quinta a primeira chance de vencer o Mundial de Clubes. Em seu currículo tem: três títulos internacionais (uma Copa da Concacaf, uma Liga dos Campeões da Concacaf, uma Copa dos Campeões da Concacaf) e dez nacionais (duas Ligas Mexicanas Clausura, quatro Ligas Mexicanas Apertura, uma Taça México Clausura e três troféus do Campeão dos Campeões do México).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?