Retorno do Campeonato Alemão expõe erros e acertos no “pós-pandemia”
Torneio foi o primeiro a retomar atividades e mostrou que, apesar da natureza do jogo, é possível respeitar algumas das normas de prevenção
atualizado
Compartilhar notícia
O Campeonato Alemão foi pioneiro ao anunciar que retomaria as atividades ainda no mês de maio. Os primeiros jogos desde a quarentena foram comemorados pelos torcedores mais ávidos, mas houve também quem torcesse o nariz. Diante da natureza do jogo, de muito contato, a volta das partidas respeitando o distanciamento social foi visto como impossível. Nas primeiras partidas pós-pandemia, entretanto, foi possível ver que, apesar dos frequentes contatos, as pessoas envolvidas nos embates conseguiu colocar em prática algumas das medidas em prática. Em outros casos, contudo, ficou claro que a volta pareceu forçada.
Giovani Reyna, filho do ex-jogador norte-americano Claudio Reyna, por exemplo, seria titular pela primeira vez na carreira no Borussia Dortmund. A ansiedade da estreia, no entanto, parou no aquecimento. O jovem de 17 anos sofreu uma lesão ainda no aquecimento e, desta forma, não teve condições de atuar. Ele, aliás, não foi a única vítima do longo período de inatividade na Bundesliga. Ao todo, oito jogadores tiveram problemas de lesão na volta às partidas, o que acendeu um sinal de alerta nas equipes médicas dos clubes da Alemanha.
As comemorações em grupo, inicialmente vetadas na competição, também foram registradas. Abraços, cumprimentos, tudo o mais. Estava tudo lá, a despeito das recomendações de, dentro da possibilidade, de se evitarem as aglomerações.
Os acertos da Bundesliga
Houve, por outro lado, fatos positivos no retorno do futebol na Alemanha. Jogadores estiveram separados no banco de reservas por um assento, além de usarem máscaras caso não estivessem em campo. Apesar de alguns deslizes nesse sentido, a ideia foi abraçada pelos atletas. As entrevistas pós-jogo também foram bem diferentes do usual. Com repórteres posicionados nos primeiros degraus das arquibancadas e os jogadores próximos das linhas laterais, praticamente aposentaram as tradicionais conversas no formato “quebra-queixo”, quando vários repórteres se amontoavam próximos aos atletas.
Em campo, algumas situações se mantiveram exatamente as mesmas. Líder isolado da competição, o Bayern de Munique bateu o Union Berlin fora de casa por 2 x 0 e se manteve na ponta. Robert Lewandowski, artilheiro da competição com 26 gols, balançou as redes e manteve as coisas perto da normalidade.
No jogo entre Borussia Dortmund e Schalke 04, ocorreu a maior goleada da rodada. O time de Dortmund, com ajuda de Erling Haaland, atropelou os adversários por 4 x 0. O resultado manteve a equipe na cola do Bayern, com 54 pontos, quatro atrás dos atuais líderes.