Resumo da 37ª rodada: Libertadores 2020 definida e uma vaga no Z4
VAR, confronto direto, frustração… Saiba tudo o que ocorreu nesse meio de semana a seguir
atualizado
Compartilhar notícia
A 37ª rodada do Campeonato Brasileiro 2019 foi de alegria para muitos times que confirmaram suas vagas na Copa Libertadores de 2020, mas também de extrema tristeza para o CSA – teve o rebaixamento confirmado – e de apreensão total na dupla Ceará e Cruzeiro. Com direito a mais uma goleada história do líder e já campeão Flamengo, a penúltima rodada do Brasileirão teve ainda o brilho do jovem Gabriel Verón no 5 x 1 aplicado pelo Palmeiras.
VAR, confronto direto, frustração… Saiba tudo o que ocorreu nesse meio de semana a seguir:
Bahia 1 x 1 Vasco
Num jogo marcado pela interferência do árbitro de vídeo em dois pênaltis, Bahia e Vasco empataram por 1 x 1, na Arena Fonte Nova, em Salvador. No primeiro tempo, o time carioca teve um pênalti marcado pelo árbitro Felipe Fernandes de Lima no campo e anulado após consulta ao VAR. A equipe baiana viveu situação inversa ao ter confirmada uma penalidade com o auxílio do vídeo.
Flamengo 6 x 1 Avaí
O Flamengo entrou com apenas quatro titulares (Rafinha, Arrascaeta, Everton Ribeiro e Gabigol) para enfrentar o lanterna Avaí na despedida do Brasileirão do Maracanã. Só que os mais de 60 mil rubro-negros que foram ao estádio nem sentiram falta dos demais. O campeão brasileiro fez 6 x 1 e confirmou o favoritismo com show e chuva.
Palmeiras 5 x 1 Goiás
Com dois do garoto Gabriel Verón, de 17 anos, o Palmeiras goleou o Goiás por 5 x 1, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP), e encerrou o jejum de cinco jogos sem vitória no Campeonato Brasileiro. Foram os primeiros gols do jovem promissor jogador no profissional. Curiosamente, ele se tornou o segundo atleta mais jovem a marcar no time principal alviverde. Fica atrás apenas de Juliano, que aos 16 anos, em 1998, marcou uma vez na vitória por 5 a 0 sobre o Nacional-URU.
Grêmio 2 x 0 Cruzeiro
O Cruzeiro deixou para definir a vida na última rodada do Campeonato Brasileiro 2019 e não depende apenas de si para evitar o inédito rebaixamento à Série B. O time mineiro até lutou bastante, mas o resultado foi o pior possível: derrota por 2 x 0 para o Grêmio, em Porto Alegre. Com o revés, o Cruzeiro estacionou nos 36 pontos, dois a menos que o Ceará, o adversário direto na luta contra a queda para a Segunda Divisão.
Fluminense 0 x 0 Fortaleza
O Fluminense contou com grande apoio da torcida no Maracanã, mas o gol que asseguraria uma vaga na Copa Sul-Americana do ano que vem não saiu. O Tricolor desperdiçou inúmeras chances e não saiu do empate por 0 x 0 com o Fortaleza. Com o resultado, o Fluminense chegou aos 43 pontos e ainda disputa com o Botafogo um lugar na competição sul-americana de 2020.
Chapecoense 3 x 0 CSA
A já rebaixada Chapecoense acabou com qualquer esperança do CSA de adiar o seu rebaixamento para a Série B ao vencer por 3 x 0, na Arena Condá, em Chapecó (SC). Com 32 pontos, o clube alagoano está em 18º, agora sem chances de se manter na elite. Os dois times fazem companhia ao lanterna Avaí, que tem 19 pontos. O quarto rebaixado vai ser Ceará ou Cruzeiro.
São Paulo 2 x 1 Internacional
O São Paulo entrou pressionado a vencer o Internacional, em confronto direto por vaga na fase de grupos, e conseguiu superar. O Tricolor venceu por 2 x 1 e carimbou passaporte para a competição sul-americana. Com o resultado, o São Paulo chegou aos 60 pontos no Campeonato Brasileiro e, por isso, não pode mais ser alcançado nem pelo Inter (54) e nem pelo Corinthians (56).
Atlético-MG 2 x 0 Botafogo
O Atlético-MG fez valer o fator casa e garantiu a classificação para a Copa Sul-Americana de 2020. O time mineiro superou o Botafogo por 2 x 0, no estádio do Mineirão, pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Livre de rebaixamento e ainda na briga por uma vaga na Sul-Americana, o Botafogo estacionou nos 42 pontos.
Ceará 0 x 1 Corinthians
A torcida do Ceará lotou o Estádio Castelão com o objetivo de empurrar o time para a vitória sobre o Corinthians e dar um passo importantíssimo na permanência na elite do Campeonato Brasileiro em 2020. A ajuda da arquibancada, no entanto, contrastou com o nervosismo do time em campo. Com um jogador a menos, acabou derrotado por 1 x 0 pelo time paulista, que se garantiu ao menos na Pré-Libertadores 2020.
Athletico-PR 1 x 0 Santos
O Santos foi até Curitiba com o objetivo de conquistar uma vitória e garantir o vice-campeonato no Brasileirão com uma rodada de antecedência. Não fez nem uma coisa nem outra. A equipe do técnico Jorge Sampaoli perdeu para o Athletico-PR por 1 x 0, na Arena da Baixada, e terá de esperar um pouco mais para embolsar os R$ 31 milhões destinados pela CBF ao segundo colocado.