Relembre quem ficou pelo caminho na Seleção Brasileira de Tite
Jogadores que fizeram parte do ciclo, como Philippe Coutinho, Firmino e Gabigol, foram ausências na convocação final da Copa do Mundo
atualizado
Compartilhar notícia
Com a lista final para a Copa do Mundo anunciada nessa segunda-feira (7/11), jogadores que participaram do ciclo da Seleção Brasileira para o Mundial ficaram pelo caminho, chateando alguns torcedores.
Atletas como Gabriel Barbosa, o Gabigol, Roberto Firmino e Philippe Coutinho ficaram de fora da lista dos 26 nomes que vão disputar a Copa do Mundo. No total, em todo o ciclo, foram chamados 88 jogadores de 11 países para chegar à grande decisão. Abaixo, além do trio citado acima, relembre outros nomes.
Confira jogadores que ficaram pelo caminho
Guilherme Arana, lateral-esquerdo do Atlético-MG, vinha ganhando espaço na Seleção e era cotado até mesmo para a vaga de titular da posição, porém sofreu uma grave lesão no joelho contra o Red Bull Bragantino, no Brasileirão. Ele ainda perderá a pré-temporada do Galo e o início dos jogos de 2023.
Phillipe Coutinho, do Aston Villa, disputava a posição com Éverton Ribeiro, do Flamengo. Apesar da má fase, o meio-campista esteve presente em 14 convocações deste ciclo, mas com a lesão muscular na coxa, o jogador de 30 anos decretou a não ida ao Mundial. No domingo (6/11), o departamento médico do time inglês entrou em contato com o doutor Rodrigo Lasmar, médico da Seleção Brasileira, e informou que o atleta não se recupera a tempo da Copa.
Roberto Firmino, do Liverpool, nome chamado frequentemente por Tite, foi uma das ausências mais sentidas pela Seleção Brasileira. O atacante estava presente na lista dos últimos amistosos da Amarelinha. E, apesar do momento oscilante dos Reds, 8º colocado na Premier League, o jogador está em grande fase e marcou seis gols e deu três assistências em 12 jogos disputados no Campeonato Inglês.
🔎 Philippe Coutinho (30 anos) tem a menor Nota SofaScore (6.53) do Aston Villa na Premier League 22/23.
⚔️ 7 jogos (4 titular)
⚽️ 0 gols
🅰️ 0 assistências
🔑 4 passes decisivos
👟 6 chutes (4 no gol)
💪 35% duelos ganhos
⚠️ 2 impedimentos
👊 6 faltas
🟨 2 amarelos pic.twitter.com/UkqyworpT3— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) September 16, 2022
Outro nome bastante falado foi o de Gabigol. Após o gol decisivo na final da Libertadores, ganhada pelo Flamengo por 1 x 0, contra o Athletico-PR, no dia 29 de novembro, os torcedores do Rubro-Negro carioca esperavam uma convocação do atacante.
🔎 @Gabigol é o 2º jogador com mais gols e o 3º com mais participações em gols da Série A em 2022.
⚔️ 62 jogos (54 titular)
⚽️ 29 gols
🅰️ 5 assistências
⏰ 142 mins p/ participar
👟 143 chutes (76 no gol)
✅ 41% conversão de chances (24/58)
🏆 2 títulos
💯 Nota Sofascore 7.08 pic.twitter.com/WfPpttypiM— Sofascore Brazil (@SofascoreBR) November 7, 2022
O meio-campista Arthur também ficou pelo caminho. O jogador de 26 anos do Liverpool esteve presente em 10 convocações e disputou 22 dos 50 jogos da Seleção desde a derrota para a Bélgica, na Copa da Rússia, em 2018. Porém, sofrendo com muitas lesões e fatores extracampo, como acidente de carro, atraso em treino e bronca pública do técnico Massimiliano Allegri, da Juventus, o atleta acabou perdendo espaço nos clubes e, consequentemente na Canarinho.
Um caso ilustre é o de Everton Cebolinha. O ponta-esquerda foi um dos grandes destaques na conquista da Copa América de 2019, terminando como artilheiro da competição e foi figura importante nas convocações seguintes da Canarinho. O atacante teve uma brusca queda de rendimento no Benfica e hoje é banco do Flamengo. O jogador ficou de fora até mesmo da lista de 55 jogadores que Tite enviou para a Fifa no dia 21 de outubro.
Também houveram 24 jogadores convocados depois do Mundial na Rússia, em 2018, que sequer entraram em campo: Arthur Cabral, Artur, Cássio, Claudinho, Daniel Fuzato, Danilo, Diego Carlos, Everson, Gabriel Chapecó, Gabriel Brazão, Gabriel Magalhães, Gabriel Menino, Hugo, Ivan, Jorge, Léo Ortiz, Malcom, Marcinho, Matheus Nunes, Phelipe Megiolaro, Rafinha Alcântara, Samir, Santos e Thiago Galhardo.
Diferença entre as convocações de 2018 e 2022
Em 2018 para a Rússia, Tite levou Alisson, Ederson e Cássio; Danilo, Fagner, Marcelo e Filipe Luís; Thiago Silva, Miranda, Marquinhos e Geromel; Casemiro, Fernandinho, Paulinho, Fred, Renato Augusto, Coutinho; Willian, Neymar, Douglas Costa, Taison, Firmino e Gabriel Jesus. Destes, 14 não foram convocados para o Mundial de 2018.
Os 14 nomes que não foram lembrados para 2022 e foram em 2018 são o goleiro Cássio, os laterais: Fagner, Marcelo e Filipe Luís; os zagueiros Miranda e Geromel; os meias Fernandinho, Paulinho, Renato Augusto e Coutinho e os atacantes Willian, Douglas Costa, Taison e Firmino.
Veja a lista completa de 2022:
- Goleiros
- Alisson (Liverpool)
- Ederson (Manchester City)
- Weverton (Palmeiras)
- Laterais
- Danilo (Juventus)
- Daniel Alves (Pumas)
- Alex Sandro (Juventus)
- Alex Telles (Sevilla)
- Zagueiros
- Marquinhos (PSG)
- Thiago Silva (Chelsea)
- Éder Militão (Real Madrid)
- Bremer (Juventus)
- Meias
- Casemiro (Manchester United)
- Fabinho (Liverpool)
- Fred (Manchester United)
- Bruno Guimarães (Newcastle)
- Lucas Paquetá (West Ham)
- Everton Ribeiro (Flamengo)
- Atacantes
- Neymar (PSG)
- Vinícius Jr. (Real Madrid)
- Raphinha (Barcelona)
- Antony (Manchester United)
- Rodrygo (Real Madrid)
- Richarlison (Tottenham)
- Gabriel Jesus (Arsenal)
- Pedro (Flamengo)
- Gabriel Martinelli (Arsenal)