metropoles.com

Regra da CBF: quanto o seu time tem de “munição” para trocar de técnico?

O Metrópoles foi atrás da situação de cada clube e explica como estão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Silvio Avila/Getty Images
Felipão Grêmio
1 de 1 Felipão Grêmio - Foto: Silvio Avila/Getty Images

Uma das principais novidades do Campeonato Brasileiro de 2021, a regra limitação da troca de técnicos nos times, segue em vigor apesar de tantos “vai e vem” de comandantes. O Metrópoles foi atrás da situação de cada clube e explica como estão.

A regra determina que cada participante do Brasileirão pode demitir somente uma vez o técnico para poder contratar outro e, quando o comandante pede demissão, não conta como uma “munição” gasta. Diante destas determinações, há algumas brechas que os times estão aproveitando.

Somente Atlético-MG, com Cuca, Red Bull Bragantino, com Maurício Barbieri e Palmeiras, com Abel Ferreira, não trocaram de treinador neste campeonato. Veja como está cada clube:

Atlético-MG: nenhuma troca; resta uma ficha
Flamengo: uma troca; nenhuma ficha
Fortaleza: uma troca; nenhuma ficha
Red Bull Bragantino: nenhuma troca; resta uma ficha
Palmeiras: nenhuma troca, resta uma ficha
Corinthians: nenhuma troca; resta uma ficha
Internacional: uma troca; nenhuma ficha
Athletico-PR: uma troca; nenhuma ficha
Cuiabá: uma troca; nenhuma ficha
Fluminense: uma troca; nenhuma ficha
Atlético-GO: uma troca; nenhuma ficha
América-MG: duas trocas; resta uma ficha*
São Paulo: uma troca; nenhuma ficha
Juventude: nenhuma troca; resta uma ficha
Ceará: uma troca; nenhuma ficha
Santos: uma troca; nenhuma ficha
Bahia: duas trocas; nenhuma ficha*
Sport: duas trocas; nenhuma ficha*
Grêmio: três trocas; uma ficha*
Chapecoense: três trocas; nenhuma ficha*

Entenda os asteriscos

As trocas do América-MG foram os pedidos de demissão de Lisca e Vágner Mancini, assim o clube ainda tem uma demissão para fazer.

O Sport demitiu Jair Ventura em abril e, em agosto, quando Umberto Louzer deixou o clube, usou a carta “em comum acordo”, que é bom para ambos os lados. Isso porque os treinadores também só podem pedir demissão do cargo somente uma vez. Assim, o Leão pôde contratar o paraguaio Gustavo Florentín, em setembro.

A situação do Bahia é um caso à parte pois, quando Dado Cavalcanti deixou o posto em agosto, o clube não informou se foi demissão ou comum acordo. Assim, quando Diego Dabove foi de fato demitido em outubro, o Tricolor tinha permissão para assinar com Guto Ferreira no dia 6 deste mês.

O Grêmio, que já teve quatro treinadores neste Brasileirão, é outro que está sambando para não cair na regra. O que é curioso já que antes da saída de Renato Gaúcho o clube tinha o técnico mais longevo do futebol brasileiro. O atual comandante do Flamengo de fato pediu demissão do Tricolor Gaúcho em abril e Tiago Nunes foi anunciado logo em seguida.

Quando Tiago saiu, entrou em ação o tal do “comum acordo” e, então, Felipão foi o novo contratado para o cargo, em julho. Ao anunciar a saída do medalhão na última semana, o Grêmio, mais uma ver, afirmou ter sido uma decisão de ambas as partes. Com isso, o Imortal segue com a sua “munição” completa.

A Chapecoense está empatado com o Grêmio em quantidade de trocas. Ainda em abril, Umberto Louzer pediu para sair do clube e deixou a vaga para Mozart. Ele, por sua vez, foi a cobaia do “comum acordo” e, no seu lugar, Jair Ventura tornou-se o terceiro à frente da Chape em 2021, em junho.

Depois de 14 jogos sem vencer, Jair foi demitido e o Verdão do Oeste gastou sua ficha. Pintado assumiu o time em agosto.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?